Cd-rom traz a trajetória e as pesquisas da primeira instituição de pesquisa da Amazônia

Museologia brasileira para ver no micro
05 de março de 2004

Cd-rom Museu Paraense Emílio Goeldi: o museu da Amazônia apresenta a trajetória e as pesquisas da primeira instituição de pesquisa da Amazônia, referência mundial nos estudos sobre a biodiversidade

Museologia brasileira para ver no micro

Cd-rom Museu Paraense Emílio Goeldi: o museu da Amazônia apresenta a trajetória e as pesquisas da primeira instituição de pesquisa da Amazônia, referência mundial nos estudos sobre a biodiversidade

05 de março de 2004

Cd-rom traz a trajetória e as pesquisas da primeira instituição de pesquisa da Amazônia

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Para muitos pesquisadores, a história do Museu Paraense Emílio Goeldi se confunde com a história da própria ciência na Amazônia. Esta trajetória agora pode ser percorrida com o mouse do computador no cd-rom Museu Paraense Emílio Goeldi: o museu da Amazônia, desenvolvido por pesquisadores e designers da instituição, em parceria com docentes da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Trata-se de uma viagem virtual que passa pela história dos museus no mundo, desde a época dos primeiros viajantes europeus, até a formação dos museus de ciências naturais no Brasil, para finalmente aterrisar na primeira instituição de pesquisa da Amazônia, que nasceu em 1866 devido à presença de viajantes estrangeiros na região.

"Além da história do Museu Goeldi propriamente dita, o cd-rom traz uma série de informações sobre as pesquisas desenvolvidas atualmente. A idéia é falar dos caminhos percorridos pela instituição, em sintonia com a trajetória da própria história da ciência na Amazônia", disse o roteirista do cd-rom, Nelson Sanjade, em entrevista à Agência FAPESP.

O conteúdo do disco digital é dividido em três partes – "Na Rota dos Viajantes", "Ciência em Museus" e "O Museu Faz Pesquisas na Amazônia" –, que utilizam textos, iconografias, vídeos, fotografias e animações para conduzir os navegantes pelas diversas áreas de atuação da instituição.

"O Goeldi é uma das mais antigas instituições científicas do país e nossa intenção foi explorar o capital simbólico que ele representa", disse Sanjade. "Grande parte da história de instituições como essa tem relação com a história da institucionalização da ciência no Brasil."

O disco mostra a diversidade de áreas em que a instituição vem atuando ao longo de seus 138 anos de existência, em estudos sobre fauna, flora, ecologia e populações tradicionais da Amazônia. Os ícones conduzem o usuário pelas pesquisas nos campos da botânica, zoologia, ciências da terra, ecologia e ciências humanas, como arqueologia, antropologia e lingüística indígena.

O cd-rom conta ainda com três vídeos. O primeiro enfoca os estudos realizados na Estação Científica Ferreira Penna, uma base de pesquisas localizada na Floresta Nacional de Caxiuanã, nos municípios de Portel e Melgaço, também no Pará. O segundo vídeo apresenta o Parque Zoobotânico, criado em 1895, em Belém, reunindo espécies animais e vegetais da Amazônia. O terceiro vídeo mostra as diversas atividades educativas e de difusão científica realizadas no mesmo parque, visitado anualmente por aproximadamente 200 mil pessoas.

Para os interessados em adquirir o cd-rom, basta entrar em contato com a Coordenação de Informação e Documentação do Museu Goeldi, pelos telefones (91) 274-1811, 217-6061/6052, ou pelo e-mail marco@museu-goeldi.br.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.