As pesquisadoras Dora Fix Ventura, Elisa Maria da Conceição Pereira Reis e Fátima Miranda Brayner são as novas integrantes do conselho deliberativo do órgão
As pesquisadoras Dora Fix Ventura, Elisa Maria da Conceição Pereira Reis e Fátima Miranda Brayner são as novas integrantes do conselho deliberativo do órgão
Vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Dora Ventura é doutora em psicologia e professora da Universidade de São Paulo. Elisa Reis é pesquisadora 1A do CNPq, socióloga e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fátima Miranda é doutora em engenharia ambiental, presidente e pesquisadora da Associação Instituto de Tecnologia de Pernambuco.
Segundo o CNPq, na ocasião também foi oficializada a recondução de Jailson Bittencourt de Andrade, que é pesquisador de nível 1 do CNPq, presidente da Sociedade Brasileira de Química e professor da Universidade Federal da Bahia.
O conselho deliberativo é a instância máxima de poder decisório do CNPq. Ele é formado pelo presidente e vice-presidente da instituição; pelos presidentes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); pelo secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e por representantes das comunidades de C&T, empresariais e dos servidores do CNPq.
Os membros são designados pelo ministro da Ciência e Tecnologia a partir de listas tríplices formuladas por instituições ligadas ao setor. Os mandatos duram dois anos, sendo permitida uma recondução ao cargo. Dentre outras questões, o conselho deliberativo do CNPq trata principalmente da aplicação de recursos, da definição do orçamento e de ações concernentes às políticas do órgão ligado ao MCT.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.