Professor da Faculdade de Ciências e Letras em Araraquara foi vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP (imagem: Univesp)

Morre Jorge Nagle, reitor da Unesp de 1984 a 1989
25 de junho de 2019

Professor da Faculdade de Ciências e Letras em Araraquara foi vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP

Morre Jorge Nagle, reitor da Unesp de 1984 a 1989

Professor da Faculdade de Ciências e Letras em Araraquara foi vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP

25 de junho de 2019

Professor da Faculdade de Ciências e Letras em Araraquara foi vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP (imagem: Univesp)

 

Agência FAPESP – Jorge Nagle, reitor que conduziu a Universidade Estadual Paulista (Unesp) na reabertura democrática do país, morreu na noite de sexta-feira (21/06), aos 90 anos, em sua casa em Mogi das Cruzes (SP).

Nagle foi, de 1991 a 1995, vice-presidente do Conselho Superior da FAPESP, do qual foi membro de 1983 a 1994.

Nascido em Cerqueira Cesar (SP), em 18 de junho de 1929, Nagle graduou-se em Pedagogia pela Universidade de São Paulo, em 1955. Foi livre-docente, professor titular, chefe de departamento e diretor no antigo Instituto de Letras, Ciências Sociais e Educação, hoje Faculdade de Ciências e Letras (FCL) do campus de Araraquara da Unesp.

Nagle, presidiu o Conselho Estadual de Educação e o Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas (Cruesp), integrou o Conselho Federal de Educação e o Conselho Curador da Fundação Instituto de Física Teórica. Entre outros cargos e funções, teve uma breve passagem como secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, no governo de Orestes Quércia, em 1988.

“Nagle foi um conselheiro dedicado à FAPESP, tendo assumido várias vezes a direção do Conselho Superior em razão de problemas de saúde do então presidente Oscar Sala. Nessas ocasiões, conduziu o Conselho e a instituição com tranquilidade e objetividade”, disse Joaquim José de Camargo Engler, coordenador técnico do gabinete do diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo (CTA) da FAPESP, que foi conselheiro da Fundação na mesma época que Nagle.

Nagle esteve ligado à Unesp desde o ano de criação da universidade, em 1976, até 1990, quando foi presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp). Em 1988, durante o seu mandato, foi criado o campus Bauru, com a incorporação da Universidade de Bauru à Unesp em agosto daquele ano.

“Peça-chave na condução e na pacificação administrativa da Unesp durante a reabertura democrática do país, Nagle assumiu o comando da Universidade ainda como reitor ‘pró-tempore’, em 1º de agosto de 1984, para na sequência cumprir o mandato, já como reitor eleito, de 17 de janeiro de 1985 a 16 de janeiro de 1989”, disse a Unesp em notícia.

No fim da década de 1990, esteve ligado à Universidade de Mogi das Cruzes, instituição em que foi coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ensino e também presidente do Comitê de Ética em Pesquisa. Na mesma época, também foi do Conselho Superior da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Nagle escreveu e editou quatro livros, além de publicar 12 capítulos de livros e outras dezenas de artigos, textos ou trabalhos. Em 1993, recebeu do governo federal, no grau de comendador, a medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo.

Assista a seguir vídeo feito pela Univesp, no qual Nagle fala sobre reformas educacionais após a proclamação da República. 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.