Modelo chileno de inovação
01 de fevereiro de 2006

Gerente da Fundação Chile apresenta em Brasília o modo de atuação da entidade, que atua em parceria com universidades e empresas em projetos com foco no empreendedorismo

Modelo chileno de inovação

Gerente da Fundação Chile apresenta em Brasília o modo de atuação da entidade, que atua em parceria com universidades e empresas em projetos com foco no empreendedorismo

01 de fevereiro de 2006

 

Agência FAPESP - O modelo de atuação da Fundação Chile foi apresentado por Gonzalo Jordán, gerente de agroindústria da entidade, em seminário realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em Brasília, na semana passada.

Segundo o boletim Gestão C&T, Jordán afirmou que as atividades da Fundação Chile são sempre realizadas de acordo com a demanda e em parceria com redes locais e internacionais de conhecimento. O foco da entidade é o empreendedorismo. "Não podemos iniciar nenhum projeto de desenvolvimento se não houver sócio privado", disse.

Criada em 1976, a Fundação Chile é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, que promove projetos de transferência de tecnologia, gera inovações e capacita recursos humanos em arranjos produtivos importantes da economia chilena.

Em 30 anos de atividade, a fundação incubou mais de 60 empreendimentos em áreas como agroindústria, recursos marinhos, turismo sustentável, meio ambiente e metrologia química, indústria florestal e tecnologias de informação e comunicação.

A partir de uma demanda externa e da identificação de oportunidades, a fundação faz parcerias com empresas privadas, universidades e centros de pesquisa chilenos e internacionais. "As oportunidades de negócio são identificadas a partir de uma análise de mercado", explicou Jordán.

Os resultados tecnológicos são comercializados por uma nova empresa, criada pelo consórcio. Assim que a empresa está pronta para competir no mercado, a fundação vende a sua participação. Os direitos de propriedade intelectual e de comercialização das inovações resultantes são acertados por "contratos tecnológicos complexos". A divisão dos benefícios ocorre de acordo com o grau de participação de cada uma das instituições no empreendimento.

Mais informações: www.fundacionchile.cl.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.