Com apoio da FAPESP, Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cenários e Modelagem em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos capacita jovens pesquisadores em temas fundamentais para o planejamento ambiental (foto: Elton Alisson / Agência FAPESP)

Modelagem de cenários permite estimar impactos de políticas públicas na biodiversidade
12 de julho de 2019
EN ES

Com apoio da FAPESP, Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cenários e Modelagem em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos capacita jovens pesquisadores em temas fundamentais para o planejamento ambiental. Escola tem a participação de 87 alunos de 21 países

Modelagem de cenários permite estimar impactos de políticas públicas na biodiversidade

Com apoio da FAPESP, Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cenários e Modelagem em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos capacita jovens pesquisadores em temas fundamentais para o planejamento ambiental. Escola tem a participação de 87 alunos de 21 países

12 de julho de 2019
EN ES

Com apoio da FAPESP, Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cenários e Modelagem em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos capacita jovens pesquisadores em temas fundamentais para o planejamento ambiental (foto: Elton Alisson / Agência FAPESP)

 

Elton Alisson, de São Pedro (SP)  |  Agência FAPESP – Os aumentos na degradação ambiental e na extinção de espécies animais e vegetais em escala global, em ritmo sem precedentes, têm ampliado a necessidade de elaboração de cenários e modelagem em biodiversidade e serviços ecossistêmicos, como o de fornecimento de polinização, água e alimentos.

Essas ferramentas de análises prospectivas são fundamentais no planejamento ambiental porque permitem estabelecer relações entre o meio ambiente, a biodiversidade e as atividades humanas. Dessa forma, podem ajudar a responder perguntas sobre os impactos potenciais das decisões políticas no futuro da biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos e apoiar a formulação e implementação de ações de restauro e de conservação baseadas em fundamentos científicos.

A avaliação foi feita por pesquisadores participantes da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cenários e Modelagem em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, que ocorre até o dia 14 de julho em São Pedro, no interior de São Paulo.

A Escola é promovida pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) em parceria com a Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) e o Inter-American Institute for Global Change Research (IAI), com apoio da FAPESP por meio do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA).

O objetivo do evento é proporcionar a alunos de pós-graduação conhecimentos avançados e prática na área de cenários e modelagem em biodiversidade e serviços ecossistêmicos e sobre sua relação com o bem-estar humano, incluindo questões relacionadas a políticas públicas.

“É crucial capacitar jovens pesquisadores no uso dessas ferramentas, que envolvem também um cunho conceitual e teórico que está na linha de frente nas pesquisas na área de conservação, restauração e uso sustentável da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos”, disse Carlos Joly, professor no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (IB-Unicamp) e coordenador da Escola, à Agência FAPESP.

A Escola tem a participação de 87 alunos, entre doutorandos e pós-doutorandos, dos quais 52 são do Brasil – 27 de São Paulo e 25 de oito estados – e 35 do exterior, provenientes de 20 países.

A programação é composta por palestras, discussões de casos reais e análises de estudos globais e de metas nacionais no campo de biodiversidade e serviços ecossistêmicos. Os estudantes também realizam durante a Escola nove estudos de caso sobre temas como o impacto da expansão urbana na Mata Atlântica e da ação humana em recifes de corais e em manguezais em Puerto Morelos, no México.

“Eles iniciaram os estudos usando métricas de biodiversidade e serviços ecossistêmicos, depois discutiram o valor monetário e não monetário de cada componente. Em seguida, foram abordados os vetores diretos e indiretos que afetam a biodiversidade, os serviços ecossistêmicos e a valoração e os participantes passaram a usar ferramentas para modelar o impacto de políticas de conservação nesses vetores”, explicou Joly, que também é coordenador do programa BIOTA-FAPESP.

“No final, todas essas informações serão reunidas para criar cenários considerando situações como a falta de ação, a implantação de boas políticas de conservação baseadas no conhecimento científico e o retrocesso nas políticas de conservação”, disse.

Os trabalhos são orientados por pesquisadores do Brasil e do exterior. A maior parte deles participou da preparação do Diagnóstico Metodológico de Cenários e Modelagem, lançado em 2016 pela Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES, na sigla em inglês).

O estudo embasou os diagnósticos lançados posteriormente pelo órgão, chamado de “IPCC para biodiversidade”, como o de polinização, sobre degradação e restauração e a primeira avaliação global do estado da natureza, divulgada em maio deste ano (leia mais em http://agencia.fapesp.br/30430/).

“Os modelos, juntamente com os cenários, podem ajudar a descrever ou visualizar futuros plausíveis em relação ao estado do ambiente ou alertar sobre riscos da perda de biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos”, disse Karachepone Ninan, pesquisador do Instituto para Mudanças Sociais e Econômicas da Índia, durante palestra no evento.

“Dessa forma, é possível tomar decisões fundamentadas e avaliar diversas alternativas ou estratégias de políticas públicas e tomar medidas protetivas ou reativas”, disse Ninan, que foi um dos coordenadores do Diagnóstico Metodológico de Cenários e Modelagem do IPBES, juntamente com Simon Ferrier, da Agência de Pesquisa Ambiental da Austrália (CSIRO) e também um dos professores da Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cenários e Modelagem em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos.

De acordo com Ninan, os tipos de modelos relevantes para as atividades do órgão abordam os efeitos das mudanças na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos causados por fatores diretos, como as mudanças climáticas e no uso da terra, e indiretos, como econômicos e sociopolíticos.

Um dos obstáculos dos modelos apontada por Ninan é o relativo nível de incerteza, devido à limitação de dados, à representação de processos e à resolução da escala dos ecossistemas.

“A incerteza está associada à ciência. Os formuladores de políticas públicas precisam tomar decisões mesmo diante da incerteza para agir e impulsionar a conservação dos ecossistemas e da biodiversidade”, disse. 

Participação de órgãos governamentais

Além de alunos vinculados a universidades e instituições de pesquisa no Brasil e no exterior, também participam da Escola pesquisadores vinculados a órgãos governamentais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as secretarias da Agricultura e de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sima).

“Estamos na fase final de elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo e um dos temas com o qual estamos lidando é a integração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos. A realização da Escola coincidiu com essa fase do projeto e decidi participar para poder avançar nessa questão”, disse Marco Aurélio Nalon, pesquisador na área de geoprocessamento do Instituto Florestal, vinculado à Sima.

O Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) é um instrumento de legislação ambiental e urbana que estabelece medidas e padrões de proteção ao meio ambiente, visando assegurar a conservação da biodiversidade, a qualidade ambiental, dos recursos hídricos e do solo, e garantir, ao mesmo tempo, o desenvolvimento sustentável da economia e a melhoria da qualidade de vida da população.

Uma lei federal estabeleceu que todos os estados brasileiros devem elaborá-lo até 2020. Em São Paulo, a elaboração do ZEE é capitaneada pela Sima.

Mais informações sobre a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Cenários e Modelagem em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos: https://scenariosbes.wixsite.com/spsas-scenarios.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.