Ministro Kassab (ao centro) em reunião com dirigentes da FAPESP (Foto: Leandro Negro/Agência FAPESP)
No encontro esteve em pauta a revitalização de programas de colaboração e a ampliação da ação conjunta das duas instituições
No encontro esteve em pauta a revitalização de programas de colaboração e a ampliação da ação conjunta das duas instituições
Ministro Kassab (ao centro) em reunião com dirigentes da FAPESP (Foto: Leandro Negro/Agência FAPESP)
Agência FAPESP – O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, visitou a FAPESP no dia 19 de setembro. O ministro estava acompanhado do secretário executivo do MCTIC, Elton Santa Fé Zacarias; do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Marcos Cintra; do secretário de Política de Informática, Maximiliano Martinhão; e de seu Chefe de Gabinete, Arley Ayres.
Eles foram recebidos pelo presidente da FAPESP, José Goldemberg, e pelos membros do Conselho Técnico-Administrativo da Fundação: Carlos Américo Pacheco, diretor presidente; Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico, e Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo.
No encontro foram discutidos temas de interesse comum e a revitalização de programas de colaboração entre a FAPESP e o Ministério, entre eles as cooperações entre FAPESP e Finep nas ações do Programa PAPPE-PIPE – que articula o Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE), do MCTIC, e o Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE). Discutiu-se também a ampliação da ação conjunta Finep-FAPESP para o lançamento de chamadas voltadas a grandes desafios nacionais.
Também estiveram em pauta colaboração para o desenvolvimento do Parque Tecnológico do Jaguaré, a cooperação envolvendo o MCTIC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a FAPESP na gestão e financiamento de grandes projetos internacionais e no tema Manufatura Avançada, neste caso, em articulação com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a indústria brasileira.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.