Mestrado em Neuroproteção na Unifesp com bolsa da FAPESP | AGÊNCIA FAPESP

São duas oportunidades vinculadas ao estudo da autofagia em modelos celular e animal em zebrafish (foto: Rede Zebrafish)

Mestrado em Neuroproteção na Unifesp com bolsa da FAPESP

17 de dezembro de 2018

Agência FAPESP – Um projeto de pesquisa conduzido na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) dispõe de duas vagas de mestrado na área de Neuroproteção, com bolsa da FAPESP. Inscrições até 20 de dezembro.

As duas bolsas estão vinculadas ao projeto “Estudo da autofagia mediada pelos receptores de estrógeno para combater a toxicidade da proteína tau em modelos celular e animal de zebrafish”, um Auxílio à Pesquisa na Modalidade Apoio a Jovens Pesquisadores, que tem Rodrigo Portes Ureshino como pesquisador responsável.

O projeto tem como objetivo avaliar a neuroproteção mediada por receptores de estrógeno para combater a toxicidade da proteína tau em modelos celular e animal de zebrafish.

Nessa proposta, busca-se caracterizar os modelos de neurodegeneração com a superexpressão da proteína tau humana, associada à doença de Alzheimer, e avaliar a indução de autofagia pela ativação/inibição de receptores de estrógeno, podendo assim abrir novas possibilidades de associação terapêutica para demências.

Os bolsistas selecionados investigarão as vias de sinalização intracelular mediada pela ativação/inibição de receptores de estrógeno em modelo celular e in vivo (zebrafish) de tauopatias, utilizando metodologias como Western blotting, imuno-histoquímica, biologia molecular (ex. clonagem), microscopia de fluorescência e confocal, fluorimetria, manipulação de modelo de zebrafish etc. É desejável que o candidato possua experiência em algumas dessas áreas.

Os candidatos devem ter um bom histórico acadêmico e realizado iniciação científica, com formação preferencialmente nas áreas de Ciências Biológicas, Biomédicas e Farmacêuticas.

Os interessados devem enviar curriculum vitae (resumido ou Lattes) e uma breve descrição do interesse pela linha de pesquisa para o pesquisador responsável pelo projeto no e-mail rpureshino@gmail.com.

Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação da Unifesp acesse www.biologiaquimica.sites.unifesp.br.

Mais informações sobre as oportunidades estão disponíveis em: www.fapesp.br/oportunidades/2515.

Saiba mais sobre as Bolsas de Mestrado da FAPESP em: www.fapesp.br/bolsas/ms.

Outras oportunidades de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados