Memória da Ciência e Tecnologia em debate
20 de agosto de 2003

Comissão Especial de Preservação da Memória da Ciência e da Tecnologia se reúne na sede da FAPESP, em São Paulo. Grupo deve apresentar em setembro um relatório final sobre o tema discutido

Memória da Ciência e Tecnologia em debate

Comissão Especial de Preservação da Memória da Ciência e da Tecnologia se reúne na sede da FAPESP, em São Paulo. Grupo deve apresentar em setembro um relatório final sobre o tema discutido

20 de agosto de 2003

 

Por Kárin Fusaro

Agência FAPESP Quais devem ser os objetivos de uma política nacional de preservação da memória da C&T? Que instituições devem gerir essa política e que fontes podem financiar essa atividade? Esses foram os principais pontos discutidos durante a terceira reunião da Comissão Especial de Preservação da Memória da Ciência e da Tecnologia, realizada na sede da FAPESP, nesta terça-feira (19/8).

O evento foi coordenado por Francisco Romeu Landi, diretor presidente da FAPESP e membro da comissão. Para ele, a mentalidade de organizar acervos, preservando documentos que contam a história científica no País, precisa ser cultivada nas escolas até se tornar parte da cultura do povo brasileiro. "Há alguns anos, por exemplo, o tema meio ambiente não era tão discutido. Hoje, ele faz parte do dia-a-dia das pessoas", disse. "Com a memória científica e tecnológica deve acontecer o mesmo."

A comissão surgiu dos problemas que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) enfrentou na organização de seu arquivo histórico. Muito do que existia de importante não estava identificado adequadamente, estava em mal estado de conservação ou disperso em várias instituições. "A trajetória do conselho se confunde com a memória da produção do conhecimento científico e tecnológico no País, daí a dificuldade em organizar o acervo", explica Manuel Domingos Neto, vice-presidente do CNPq.

O objetivo dos encontros é promover o debate entre órgãos governamentais e a comunidade científica acerca dos caminhos da preservação da história da C&T, métodos de gestão e financiamento de projetos. "Até o fim dos trabalhos, esperamos ouvir cem instituições interessadas na conservação de arquivos", destaca Carlos Alberto da Silva Lima, representante do Ministério da Ciência e Tecnologia na comissão.

A próxima reunião da Comissão Especial de Preservação da Memória da Ciência e da Tecnologia está prevista para o dia 2 de setembro, na sede do CNPq, em Brasília. O relatório final do grupo deverá ser entregue dois dias depois.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.