Programa de rádio discute como a ciência poderá colaborar para aumentar a produtividade do álcool
(foto: Embrapa)
Novas pesquisas podem ajudar o país a aumentar a produção de combustível a partir da cana-de-açúcar. O assunto é um dos destaques do programa Pesquisa Brasil desta semana
Novas pesquisas podem ajudar o país a aumentar a produção de combustível a partir da cana-de-açúcar. O assunto é um dos destaques do programa Pesquisa Brasil desta semana
Programa de rádio discute como a ciência poderá colaborar para aumentar a produtividade do álcool
(foto: Embrapa)
No programa de rádio Pesquisa Brasil desta semana, José Antonio Scaramucci, pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade de Campinas (Unicamp), falará sobre como a ciência poderá colaborar para aumentar a produtividade do álcool.
Cientistas estão fazendo pesquisas genéticas com novas variedades de cana-de-açúcar, adaptadas a diferentes ecossistemas e mais resistentes. Na indústria, novas tecnologias de extração do álcool da cana-de-açúcar têm aumentado o aproveitamento, e até mesmo a palha e o bagaço da cana passam a ser utilizados como matéria-prima.
Outro destaque do programa é o uso do chá de ayahuasca, que será discutido por um estudioso do assunto, o antropólogo Edward MacRae, da Universidade Federal da Bahia. O uso é feito principalmente por adeptos das doutrinas do Santo Daime e da União do Vegetal, como parte de rituais para estabelecer a comunicação entre as esferas humana e divina. Para McRae, o uso controlado e restrito de drogas praticado nessas organizações valida uma aproximação mais tolerante do problema e merece um estudo mais aprofundado.
Outro destaque do Pesquisa Brasil é uma minilavadora de roupas leve, barata e portátil, desenvolvida pelos designers Marcelo Monteiro e Ricardo Mondella, da empresa Santos Dumont, em projeto financiado pelo Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe) da FAPESP. O aparelho usa um motor elétrico na forma de anel que dispensa a necessidade de alguns componentes dos modelos atuais, como polias e correias.
O programa Pesquisa Brasil é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) aos sábados às 12h30, com reprise às 19h, e aos domingos, às 14h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.
O ouvinte também pode ajudar a fazer o programa, enviando perguntas, críticas e sugestões para pesquisa@radioeldorado.com.br ou pelo telefone (11) 3858-4686.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.