Melhores momentos
27 de setembro de 2005

Projeto interativo TryScience, da Estação Ciência da USP, pretende fazer com que jovens e adultos tenham contato com grandes experimentos desenvolvidos na história da ciência

Melhores momentos

Projeto interativo TryScience, da Estação Ciência da USP, pretende fazer com que jovens e adultos tenham contato com grandes experimentos desenvolvidos na história da ciência

27 de setembro de 2005

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - A Estação Ciência da Universidade de São Paulo (USP) está prestes a estrear uma ferramenta de divulgação científica para transportar jovens e adultos a uma série de aventuras multimídia.

O objetivo do quiosque interativo TryScience, que será instalado na Estação Ciência, no bairro da Lapa, em São Paulo, é fazer com que os usuários tenham contato direto com grandes experimentos desenvolvidos na história da ciência. O TryScience é um projeto da IBM, em parceria com o Salão de Ciência de Nova York e mais de 450 instituições membros da Associação dos Centros de Ciência e Tecnologia (ASTC).

"Toda a parte física do quiosque já está instalada. Estamos esperando um último computador, que vai permitir o acesso imediato à rede TryScience", disse Wilson Teixeira, diretor geral da Estação Ciência, à Agência FAPESP. "A previsão é que todo o sistema esteja funcionando até o fim do ano."

O quiosque contará com computadores interligados pela internet com os museus que fazem parte da rede, permitindo a interação em tempo real por meio de câmeras de vídeo. As atividades vão desde a escavação virtual de um fóssil de dinossauro até o comando de uma espaçonave em uma missão espacial.

O site do TryScience está disponível em oito línguas: inglês, francês, alemão, chinês, japonês, italiano, espanhol e português. Nele, o usuário pode participar de experimentos temáticos, como aprender de que forma a física pode ajudar num jogo de tênis ou descobrir o autor de um crime misterioso por meio de testes de DNA. Uma sessão é especialmente dedicada aos pais e professores interessados em desenvolver projetos em casa ou na sala de aula.

"Quanto mais a população tiver acesso à informação qualificada, maior será a possibilidade de análise crítica do conhecimento e de incentivar a criatividade dos jovens, o que pode estimular um maior ingresso nas carreiras científicas", afirma Teixeira.

Além da Estação Ciência, o Museu da Vida, no Rio de Janeiro, também foi escolhido pela IBM para participar do projeto do quiosque interativo no Brasil.

Mais informações: www.tryscience.org.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.