Estudantes brasileiros conquistam uma medalha de ouro e três de prata na 18ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que terminou no domingo (17/6) no Uruguai
Estudantes brasileiros conquistam uma medalha de ouro e três de prata na 18ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, que terminou no domingo (17/6) no Uruguai
O estudante Renan Henrique Finder, de Joinville (SC), ficou com a medalha de ouro, enquanto Marcelo Tadeu Sales, de Salvador, Grazielly Muniz da Cunha, de Fortaleza, e Thiago Ribeiro Ramos, de Varginha (MG), conquistaram medalhas de prata.
A competição reúne estudantes de até 16 anos de idade selecionados em olimpíadas nacionais de matemática em cada país. Equipes de até quatro alunos e dois professores representaram Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
O objetivo do evento é estimular a integração entre países da região para elaborar programas de desenvolvimento cultural, científico e tecnológico. A participação brasileira na competição foi organizada pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), iniciativa realizada nas modalidades de ensino fundamental, médio e superior nas instituições públicas e privadas de todo o país, atingindo mais de 300 mil estudantes.
A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e da Academia Brasileira de Ciências.
Mais informações: www.obm.org.br ou obm@impa.br, ou pelo telefone (21) 2529-5077.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.