MCT cria Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica
21 de julho de 2003

Ministro Roberto Amaral anuncia o novo Icra BR, que estará sediado no Rio de Janeiro e terá financiamento da Comunidade Européia

MCT cria Instituto de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica

21 de julho de 2003

O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral, anunciou na segunda-feira (21/7), durante a abertura do 10º Marcel Grossman Meeting on General Relativity (MG10), no Rio de Janeiro, a criação do Instituto Nacional de Cosmologia, Relatividade e Astrofísica (Icra BR).

Segundo nota divulgada pela agência de notícias do MCT, o instituto terá recursos da Comunidade Européia, além do apoio do International Center for Relativistic Astrophysics (Icra), da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e dos governos da Itália, Armênia e Vaticano. O Icra BR será instalado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro.

O Brasil será o segundo país a ter um instituto de Cosmologia, depois dos Estados Unidos. "A criação desse instituto é muito importante para o País, pois facilitará o acesso dos nossos cientistas pesquisadores ao que está sendo desenvolvido e descoberto lá fora. Isso revela o nível de desenvolvimento da Cosmologia, da Astrofísica e da Física Relativística no Brasil", disse o ministro Amaral.

"O novo instituto vai ser o braço pelo qual nós entraremos na Rede Internacional Icranet, que permitirá a pesquisadores brasileiros e latino americanos de qualquer instituição ter acesso, em tempo real, a todo conhecimento e informação que circula na rede, que hoje é integrada por cientistas da Itália, Austrália, Estados Unidos, Rússia, França, China, Chile, Armênia, Vietnam e Vaticano", disse Mário Novello, presidente do Icra BR e organizador do MG10.

Para saber mais sobre o 10º Marcel Grossman Meeting on General Relativity, clique aqui.