MCT comemora 20 anos
16 de março de 2005

Ministério completa duas décadas de atuação com uma série de eventos, como a inauguração de nova ala e do prédio sede, que agora leva o nome do primeiro ocupante da pasta, Renato Archer

MCT comemora 20 anos

Ministério completa duas décadas de atuação com uma série de eventos, como a inauguração de nova ala e do prédio sede, que agora leva o nome do primeiro ocupante da pasta, Renato Archer

16 de março de 2005

 

Agência FAPESP - Na terça-feira (15/3), mesmo dia em que o Brasil comemorou 20 anos de democracia e o fim da ditadura militar, o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) completou duas décadas de existência.

"Esses 20 anos devem ser motivo de orgulho para aqueles que, ao longo dessa trajetória, construíram o MCT. Com a chegada da democracia, percebeu-se a importância desse instrumento para coordenar as políticas públicas de ciência e tecnologia, e relacioná-las aos interesses do desenvolvimento nacional", disse o ministro Eduardo Campos em comunicado do ministério.

O MCT foi criado por meio do decreto nº 91.146, de 15 de março de 1985. Entre as justificativas para sua criação, destacava-se a consideração de que "o impacto dos avanços científicos e tecnológicos sobre as condições da vida do homem comum e da sociedade – cada vez mais extenso e mais profundo – não pode passar despercebido ao Estado e aos governos, em virtude da elevada missão que têm de zelar pelo bem comum".

O reconhecimento da existência de um conjunto desarticulado e disperso de órgãos e instituições de pesquisa e fomento voltados para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, exigia a criação de um órgão que orientasse e supervisionasse as ações de C&T em âmbito nacional.

Para comemorar a data, o MCT está realizando uma série de eventos ao longo deste mês. No dia 2, foram inauguradas a nova ala da sobreloja e o novo auditório do prédio sede, que agora recebeu o nome do primeiro ministro da Ciência e Tecnologia, Renato Archer.

Na terça-feira da semana passada, dia internacional da mulher, foi inaugurada a Praça Johanna Dobereiner, um espaço de descanso e lazer do ministério. Entre as comemorações, ainda está prevista a inauguração da Galeria dos Ministros, em data a ser confirmada.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.