Os estudos que concluíram a existência de água são baseados em dados que o jipe Opportunity colheu em uma região chamada Meridiani Planum (foto: Nasa)

Marte teve água
08 de dezembro de 2004

Grupo formado por mais de 100 cientistas de diversas instituições de pesquisa conclui estudo e afirma não haver dúvidas de que houve muita água – talvez até um oceano – no planeta vermelho

Marte teve água

08 de dezembro de 2004

Agência FAPESP - Agora é para valer: houve realmente água em Marte. A conclusão é de um grupo internacional com mais de 100 cientistas de diversas instituições de pesquisa, que está sendo publicada em uma edição especial da revista Science com 11 artigos sobre o assunto.

Os estudos são baseados em dados que o jipe Opportunity, em exploração desde janeiro, colheu em uma região chamada Meridiani Planum. "A conclusão de toda o grupo, fundamentada em evidências substanciais, é de que água na forma líquida esteve realmente presente em Marte", disse Mark Lemmon, da Universidade A&M do Texas, principal autor de um artigo e co-autor de outros três no especial da revista.

"A prova se apresenta de diversas maneiras. Há, por exemplo, a presença de sulfatos, além de outros sais, que surgiram depois que a água evaporou. O Opportunity também examinou pedras com sinais de que um dia correntes passaram por elas. Há ainda a presença de depósitos de minerais que chamamos de ‘blueberries’ (mirtilo), os quais sabemos que, na Terra, são formados apenas na presença de água", disse Lemmon, em comunicado da universidade.

Não apenas houve água, mas muita. De acordo com os cientistas que participaram do estudo, vários dados indicam a presença de pelo menos um grande lago, talvez até mesmo um oceano, na história marciana.

Lemmon conta também que, apesar da certeza da existência de água no passado, não se encontrou até o momento evidências de que a substância na forma líquida esteja presente atualmente. Nem a expedição do Opportunity, nem a do outro jipe Spirit ou de outras missões enviadas ao planeta conseguiram tais provas.

Segundo Lemmon, a única identificação positiva foi a presença de água na atmosfera marciana, mas em quantidades absolutamente ínfimas. "Se pudéssemos espremer toda a água da atmosfera, não chegaríamos a um volume com uma profundidade de 100 mícrons, ou seja, da espessura de um fio de cabelo."

A presença de água abre a possibilidade de Marte ter sido habitado por alguma forma de vida. Abre também a dúvida de quando houve água líquida no quarto planeta a partir do Sol. "Pode ser há alguns milhares ou mesmo há 4 bilhões de anos", conta Lemmon.

O pesquisador participará de outra missão a Marte, chamada Fênix, que deverá explorar em 2007 o pólo norte do planeta, em perfurações para verificar sinais da existência de algum organismo quando a grossa camada de gelo ali existente esteve na forma líquida.