Mapeamento completo
22 de novembro de 2004

Projeto do Milênio de Recifes de Coral coloca base de dados na internet: são 1.490 imagens feitas por satélites das formações coralinas de todas as partes do mundo

Mapeamento completo

22 de novembro de 2004

Agência FAPESP - Um grande mapa dos recifes de coral de todo o mundo deve ficar pronto no início de 2005. Enquanto isso não ocorre, os interessados em observar imagens feitas por satélite de sensoriamento remoto podem acessar a internet e consultar as fotos que darão sustentação ao projeto do mapa. Toda a biblioteca virtual tem 1.490 registros.

O Projeto do Milênio de Recifes de Coral é uma iniciativa de várias instituições de pesquisa dos Estados Unidos. A intenção é formar uma base de dados robusta para que, nos próximos anos, os cientistas possam acompanhar com mais precisão o nível de degradação ambiental dessas áreas, que têm importância essencial para o equilíbrio do ecossistema marinho.

Além da NASA, a agência espacial norte-americana, estão trabalhando no mapa profissionais da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e da Universidade do Sul da Flórida. Todas as imagens disponíveis na biblioteca virtual foram tiradas pelo Landsat 7 entre 1999 e 2003.

Depois que o mapa estiver pronto – e os corais puderem ser estudados a partir de uma nova dimensão – os pesquisadores imaginam que será possível responder perguntas que ainda permanecem no ar. Segundo Gene Feldman, um dos responsáveis pelo projeto dentro da NASA, a situação atual está longe da ideal.

"As estimativas que são feitas hoje, em termos de localização dos corais e de extensão desse frágeis ecossistemas, são totalmente inadequadas para tentarmos entender como esses ecossistemas estão se adaptando às mudanças climáticas", afirma. O cientista acredita que, com essa nova base de dados que está sendo lançada, a situação possa mudar.

Para acessar as imagens: http://seawifs.gsfc.nasa.gov/cgi/landsat.pl