Tese de doutorado que analisa a obra do cantor Raul Seixas é um dos destaques do programa de rádio Pesquisa Brasil, que também terá entrevista com Silvia Brandalise, diretora da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica
Tese de doutorado que analisa a obra do cantor Raul Seixas é um dos destaques do programa de rádio Pesquisa Brasil, que também terá entrevista com Silvia Brandalise, diretora da Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica
A pesquisadora, que será a representante da América Latina na Organização Mundial da Saúde, estuda a relação de possíveis fatores de risco, como a exposição a pesticidas e a idade dos pais, com a ocorrência de câncer infantil.
Uma tese de doutorado que analisa a obra do cantor Raul Seixas, morto em 1989, também será destaque no programa. O trabalho revela o complexo e amplo movimento da contracultura no Brasil entre as décadas de 1960 e 1970.
Outro assunto em pauta será um software que permite o monitoramento do diabetes pelo telefone celular. Batizado de GlicOnLine, o sistema foi desenvolvido pela Quasar Telemedicina, empresa instalada no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas (Cietec) da Universidade de São Paulo (USP).
O sistema auxilia os pacientes a calcular a dosagem exata de insulina a ser aplicada, fazendo com que eles se livrem dos cálculos para avaliar a quantidade de carboidratos que podem ingerir a cada refeição.
Ajude a fazer o programa: envie perguntas, críticas e sugestões para pesquisabrasil@fapesp.br. O ouvinte que tiver sua pergunta selecionada ganhará uma assinatura semestral de Pesquisa FAPESP.
Pesquisa Brasil é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) aos sábados, às 11h, e aos domingos, às 23h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.
A partir da tarde de segunda-feira, os interessados também podem ouvir o conteúdo do programa no site da revista Pesquisa FAPESP, em www.revistapesquisa.fapesp.br.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.