Aloisio Pessoa de Araújo, novo membro da TWAS (foto: FGV)

Mais quatro brasileiros na TWAS
31 de outubro de 2003

Aloisio Pessoa de Araújo (do Impa, na foto ao lado), Antonio Carlos Campos de Carvalho (UFRJ), George Alexandre dos Reis (UFRJ) e José Fernando Perez (USP e FAPESP) são eleitos para a Academia de Ciências do Terceiro Mundo, que passa a contar com 60 brasileiros entre os 710 membros

Mais quatro brasileiros na TWAS

31 de outubro de 2003

Aloisio Pessoa de Araújo, novo membro da TWAS (foto: FGV)

Agência FAPESP - A Academia de Ciências do Terceiro Mundo (TWAS) escolheu 49 cientistas, de 20 países, como novos membros, durante a 9ª Conferência Geral da instituição, realizada em Pequim, China, de 16 a 19 de outubro. Quatro brasileiros estão na relação e passam a integrar a academia: Aloisio Pessoa de Araújo; Antonio Carlos Campos de Carvalho; George Alexandre dos Reis; e José Fernando Perez.

O economista Aloisio Pessoa de Araújo, 57 anos, é professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e professor titular da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas. Recebeu a Ordem do Mérito Científico em 1999.

O médico Antonio Carlos Campos de Carvalho, 50 anos, é professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É membro da International Society on Tissue Bio-engineering.

George Alexandre dos Reis, 50 anos, médico e professor do Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho, é também pesquisador internacional das fundações Howard Hughes e Guggenheim.

José Fernando Perez, 59 anos, é diretor científico da FAPESP. Formado em física e engenharia eletrônica, é professor titular no Departamento de Física Matemática do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e membro do Impa e do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia. Foi nomeado Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1996, e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, em 2000.

Todos os quatro são membros da Academia Brasileira de Ciências. Com os novos eleitos, a Academia de Ciências do Terceiro Mundo passa a contar com 710 integrantes, 60 dos quais são brasileiros.

A Twas é uma organização internacional autônoma, fundada em Trieste, na Itália, em 1983, que tem como objetivo "promover a capacidade e a excelência científica para o desenvolvimento sustentado".