Mais mulheres na ciência
08 de março de 2004

Enquanto entre pesquisadores com mais de 65 anos apenas 30,5% são mulheres, a presença feminina é cada vez maior entre os mais jovens. Dos cientistas com até 24 anos, elas respondem por 57,5% do total

Mais mulheres na ciência

08 de março de 2004

Agência FAPESP - É cada vez maior a participação da mulher na pesquisa científica brasileira. De acordo com dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre pesquisadores com idade de até 24 anos, 57,5% são mulheres. O número é bastante diferente do apresentado pelo grupo de cientistas com mais de 65 anos, que tem apenas 30,5% de mulheres.

Sem levar em conta a faixa etária, também segundo dados do CNPq, em 2000 as mulheres representavam 44% dos pesquisadores nacionais. Em 1995, eram 39%. Ou seja, em cinco anos, a taxa de participação feminina no setor cresceu cinco pontos percentuais.

Dados do Censo da Educação Superior, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep-MEC), mostram que, em 2000, de um total de 2,6 milhões de pessoas matriculadas em cursos presenciais de graduação, 1,5 milhão eram mulheres, que também já representam 52% da população com diploma universitário.

Os números foram divulgados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira (8/3).