Obra de Jean-Michel Massa, relançada pela Editora Unesp, relata a produção dos primeiros textos de um dos maiores autores da literatura brasileira
Obra de Jean-Michel Massa, relançada pela Editora Unesp, relata a produção dos primeiros textos de um dos maiores autores da literatura brasileira
Agência FAPESP – A Editora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) relançou A juventude de Machado de Assis (1839-1870), ensaio biográfico que analisa textos produzidos durante os primeiros anos criativos do escritor, revelando sua precocidade na literatura brasileira.
A obra, publicada originalmente há 40 anos, relata acontecimentos até meados de 1870, quando o escritor ainda não tinha notoriedade no meio literário, uma vez que suas maiores obras ainda seriam escritas.
O autor, Jean-Michel Massa, professor titular emérito da Universidade de Rénnes 2, na França, e considerado um dos principais pesquisadores da vida e da obra de Machado, teve como fonte de informações jornais, periódicos e textos da juventude do escritor brasileiro, além de autores secundários que se relacionam com a literatura da época.
O livro, que traz prólogo de Antonio Cândido, descreve o início da alfabetização de Machado de Assis, aborda sua origem, dificuldades e a produção dos primeiros contos e prosas. São apresentadas referências como amizades próximas do escritor, atividade política e amores, principalmente com Carolina Augusta Xavier de Novais, com quem se casou em 1869.
Massa publicou três outros livros no Brasil e dezenas de artigos e ensaios sobre a obra machadiana, tendo recebido a Medalha Machado de Assis da Academia Brasileira de Letras em 1986.
Título: A juventude de Machado de Assis (1839-1870) Autor: Jean-Michel Massa Editora da Unesp Número de páginas: 582 Preço: R$ 70
Mais informações: www.editoraunesp.com.br ou telefone (11) 3242-7171.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.