Engenheiro foi presidente do CNPq, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e reitor da Universidade Federal da Paraíba (reprodução)
Engenheiro foi presidente do CNPq, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e reitor da Universidade Federal da Paraíba
Engenheiro foi presidente do CNPq, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e reitor da Universidade Federal da Paraíba
Engenheiro foi presidente do CNPq, presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e reitor da Universidade Federal da Paraíba (reprodução)
Agência FAPESP – Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) de 1980 a 1995, morreu no dia 6 de janeiro, em Brasília, aos 78 anos. Estava internado com pneumonia desde o dia 31.
Paraibano de Campina Grande, graduou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1955). Foi diretor da Escola Politécnica da Universidade Federal da Paraíba, UFPB (1964/71), embrião da atual Universidade Federal de Campina Grande.
Foi diretor-adjunto do Departamento de Assuntos Universitários do Ministério da Educação e Cultura, MEC (1968/69), reitor da UFPB (1976/80), presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, CRUB (1977/78) e diretor executivo da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica Industrial (ABIPTI).
Foi coordenador de Programas Especiais do MEC (1986/98), consultor para ensino superior e ciência e tecnologia da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica, em Manaus (1989), consultor para ciência e tecnologia do Banco do Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo (1990) e consultor do Governo do Estado da Paraíba para assuntos de ciência e tecnologia (l991/98).
Entre os prêmios, condecorações e títulos que recebeu estão o de Professor Honoris Causa da Escola Superior de Agricultura de Lavras (1976), a Medalha Dom Pedro Roeser da Universidade Federal Rural de Pernambuco (1976), a Medalha Honra da Inconfidência do Governo de Minas Gerais (1976), a Medalha Honra ao Mérito Municipal da Câmara dos Vereadores, Campina Grande (1979), a Ordem Estrela do Acre (1979), a Medalha de Mérito Santos Dumont (1980), o Diploma e Insígnia da Ordem Aguila Azteca, do governo mexicano (1980), o Diploma Ordem de Mayo Al Mérito, do governo argentino (1980), o Grande Oficial da Ordem Infante Dom Henrique de Portugal (1981), a Medalha Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (1981), e o Doutor Honoris Causa, da Universidade Waterloo, Canadá (1984).
Mais informações: http://centrodememoria.cnpq.br/lynaldo-cavalcanti.html
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.