Nomeação foi feita pelo governador João Doria a partir de lista tríplice elaborada pelo Conselho Superior da FAPESP (foto: Léo Ramos Chaves / Pesquisa FAPESP)
Nomeação foi feita pelo governador João Doria a partir de lista tríplice elaborada pelo Conselho Superior da FAPESP
Nomeação foi feita pelo governador João Doria a partir de lista tríplice elaborada pelo Conselho Superior da FAPESP
Nomeação foi feita pelo governador João Doria a partir de lista tríplice elaborada pelo Conselho Superior da FAPESP (foto: Léo Ramos Chaves / Pesquisa FAPESP)
Agência FAPESP - Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 06 de dezembro de 2019, o governador João Doria nomeou Luiz Eugênio Araújo de Morais Mello para exercer o cargo de diretor científico da FAPESP a partir de abril de 2020.
A nomeação foi feita a partir de lista tríplice de candidatos elaborada pelo Conselho Superior da FAPESP, encabeçada por Luiz Eugênio Mello e da qual constavam também os nomes de Carlos Gilberto Carlotti e Osvaldo Novais de Oliveira Junior.
O novo diretor científico substituirá Carlos Henrique de Brito Cruz, que está no cargo desde 2005.
Luiz Eugênio Mello é médico e doutor em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Fez pós-doutorado em Neurofisiologia na University of California, Los Angeles. Livre-docente (1994) e professor titular de Fisiologia (1998), foi coordenador adjunto da diretoria científica da FAPESP de 2003 a 2006.
Pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia Brasileira de Ciências. É conselheiro da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), conselheiro da Tibet House Brasil, editor setorial do Brazilian Journal of Medical and Biological Research e vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).
Foi pró-reitor de Graduação da Unifesp de 2005 a 2008 e presidente da Federação das Sociedades de Biologia Experimental. Foi diretor de Tecnologia e Inovação da Vale (Vale S.A.) e responsável pela implantação do Instituto Tecnológico Vale. Atualmente, é membro do Conselho Deliberativo do CNPq, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Social da Unifesp.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.