(foto: divulgação)

Lousa digital
17 de maio de 2005

Software desenvolvido na USP em São Carlos captura áudio, vídeo e anotações do professor e torna as informações disponíveis imediatamente na internet

Lousa digital

Software desenvolvido na USP em São Carlos captura áudio, vídeo e anotações do professor e torna as informações disponíveis imediatamente na internet

17 de maio de 2005

(foto: divulgação)

 

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Os alunos não vão precisar mais se preocupar quando o professor apagar rapidamente o quadro-negro para inserir novas informações. Um programa de computador desenvolvido por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, permite que todo o conteúdo ministrado em sala de aula seja disponibilizado imediatamente na internet.

Além de conseguir capturar áudio e vídeo, o iClass é composto por uma lousa eletrônica onde as anotações do professor são transformadas em imagens para serem gravadas. "Com o sistema, o aluno tem acesso ao conteúdo das aulas pela internet e de forma sincronizada", disse Maria da Graça Pimentel, professora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), à Agência FAPESP.

As informações podem ser visualizadas na web de modo estático, com a visualização das imagens capturadas da lousa, ou de forma dinâmica, na qual o aluno tem imagens, voz e anotações do professor simultaneamente. O programa pode ser adaptado para diversas aplicações, como reuniões, encontros e palestras.

Para Maria da Graça, o sistema é extremamente eficiente para dinamizar o processo de ensino, apesar de existir o risco de os alunos deixarem de freqüentar as aulas presenciais.

"Ainda que possa servir como desculpa para que os alunos fiquem em casa assistindo às aulas pela internet, o sistema jamais irá substituir o contato real entre professor e aluno. A aula é um momento único e a intenção do sistema é apenas registrar este momento e torná-lo mais interativo. Se por algum motivo o aluno perder uma aula presencial, ele poderá recuperar parte do conteúdo posteriormente de forma extremamente didática", explica a pesquisadora.

O sistema é resultado de um projeto de pós-doutorado da pesquisadora, que contou com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).


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