LNLS tem melhor tese de doutorado
22 de outubro de 2003

Concedido pela Sociedade Brasileira de Física ao pesquisador Varlei Rodrigues, prêmio é entregue ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron pela segunda vez

LNLS tem melhor tese de doutorado

Concedido pela Sociedade Brasileira de Física ao pesquisador Varlei Rodrigues, prêmio é entregue ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron pela segunda vez

22 de outubro de 2003

 

Agência FAPESP - Um trabalho do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), recebeu o prêmio Melhor Tese de Doutoramento de 2003, concedido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF). O pesquisador Varlei Rodrigues foi o autor do trabalho Efeitos do arranjo atômico na condutância quântica de nanofios metálicos, orientado por Daniel Ugarte, coordenador do Laboratório de Microscopia Eletrônica do LNLS.

"Acredito que resultados do projeto possam configurar importante estímulo para novos estudos teóricos e experimentais, pois fornecem informações e ferramentas para a pesquisa de sistemas nanométricos", disse Varlei Rodrigues à Agência FAPESP.

Os nanofios metálicos são compostos de um ou mais átomos e, por causa de suas reduzidas dimensões, apresentam efeitos quânticos de grande interesse, em especial a condutância quantizada. "O projeto observou que o comportamento discreto da condutância nasce do confinamento transversal que os elétrons sofrem nos nanofios, portanto, intimamente relacionados ao arranjo atômico destas estruturas", disse Rodrigues.

Para verificar o comportamento do transporte elétrico, o estudo usou um sistema de quebra mecanicamente controlada, de junções em ultra-alto vácuo. Já o arranjo atômico dos nanofios foi estudado usando microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução.

O cientista já teve três artigos publicados na revista Physical Review Letters, uma das mais conceituadas publicações da área. O trabalho do pesquisador soma cerca de cem citações em artigos de outros estudiosos.

Rodrigues faz pós-doutorado desde abril no Instituto Politécnico Federal de Lausanne, na Suíça. Embora continue tratando de nanoestruturas, no pós-doutorado o pesquisador vem se dedicando ao estudo de propriedades ópticas de agregados metálicos embebidos em matriz de gás raro. "É uma área bastante interessante, de grande importância científica e tecnológica" disse.

A SBF criou o prêmio Melhor Tese de Doutoramento em 1997 para estimular pesquisas nas áreas da Física referentes a Matéria Condensada, Partículas, Plasmas e Nuclear. O reconhecimento é feito a trabalhos que tenham resultados originais e significativos para a comunidade científica.

O prêmio, que consiste num diploma e apoio financeiro, também foi entregue ao LNLS em 2000, quando Daniela Zanchet foi escolhida entre os pesquisadores com trabalhos inscritos.

O resultado da premiação, divulgado no dia 9 de outubro, pode ser consultado no site da SBF.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.