Concedido pela Sociedade Brasileira de Física ao pesquisador Varlei Rodrigues, prêmio é entregue ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron pela segunda vez
Concedido pela Sociedade Brasileira de Física ao pesquisador Varlei Rodrigues, prêmio é entregue ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron pela segunda vez
"Acredito que resultados do projeto possam configurar importante estímulo para novos estudos teóricos e experimentais, pois fornecem informações e ferramentas para a pesquisa de sistemas nanométricos", disse Varlei Rodrigues à Agência FAPESP.
Os nanofios metálicos são compostos de um ou mais átomos e, por causa de suas reduzidas dimensões, apresentam efeitos quânticos de grande interesse, em especial a condutância quantizada. "O projeto observou que o comportamento discreto da condutância nasce do confinamento transversal que os elétrons sofrem nos nanofios, portanto, intimamente relacionados ao arranjo atômico destas estruturas", disse Rodrigues.
Para verificar o comportamento do transporte elétrico, o estudo usou um sistema de quebra mecanicamente controlada, de junções em ultra-alto vácuo. Já o arranjo atômico dos nanofios foi estudado usando microscopia eletrônica de transmissão de alta resolução.
O cientista já teve três artigos publicados na revista Physical Review Letters, uma das mais conceituadas publicações da área. O trabalho do pesquisador soma cerca de cem citações em artigos de outros estudiosos.
Rodrigues faz pós-doutorado desde abril no Instituto Politécnico Federal de Lausanne, na Suíça. Embora continue tratando de nanoestruturas, no pós-doutorado o pesquisador vem se dedicando ao estudo de propriedades ópticas de agregados metálicos embebidos em matriz de gás raro. "É uma área bastante interessante, de grande importância científica e tecnológica" disse.
A SBF criou o prêmio Melhor Tese de Doutoramento em 1997 para estimular pesquisas nas áreas da Física referentes a Matéria Condensada, Partículas, Plasmas e Nuclear. O reconhecimento é feito a trabalhos que tenham resultados originais e significativos para a comunidade científica.
O prêmio, que consiste num diploma e apoio financeiro, também foi entregue ao LNLS em 2000, quando Daniela Zanchet foi escolhida entre os pesquisadores com trabalhos inscritos.
O resultado da premiação, divulgado no dia 9 de outubro, pode ser consultado no site da SBF.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.