Livro sobre segregação urbana aborda diversos aspectos da desigualdade espacial | AGÊNCIA FAPESP

Handbook of Urban Segregation tem capítulo assinado pelos brasileiros Eduardo Marques, da USP, e Danilo França, da Unicamp (imagem: divulgação)

Livro sobre segregação urbana aborda diversos aspectos da desigualdade espacial

26 de agosto de 2020

Agência FAPESP – A editora inglesa Elgar lançou o livro Handbook of Urban Segregation, editado pelo geógrafo Sako Musterd, da Universidade de Amsterdã (Holanda). Um dos capítulos é assinado por Eduardo Marques, pesquisador do Centro de Estudos da Metrópole (CEM) e professor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

O CEM é um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiado pela FAPESP e sediado na USP.

Marques assina o capítulo três, “Segregação por classe e raça em São Paulo”, com o pesquisador Danilo França, do Núcleo de Estudos de População da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O livro examina os principais debates sobre desigualdade espacial nas cidades em todo o mundo. Aborda vários domínios, incluindo locais residenciais, espaços públicos e o campo da educação. Além disso, a publicação trata sobre questões de grupo cruciais, de questões raciais, classe e cultura, além de grupos etários, famílias urbanas ricas, classe média e gentrificação.

O livro pode ser adquirido no site da editora.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados