Direcionado a crianças e adolescentes, Cientistas Brasileiros traz os perfis e apresenta os trabalhos de cinco pesquisadores atuais e seis do passado (imagem: divulgação)

Livro divulga pesquisas contemporâneas e homenageia pioneiros
16 de março de 2023

Livro divulga pesquisas contemporâneas e homenageia pioneiros

16 de março de 2023

Agência FAPESP – Será lançado na próxima segunda-feira (20/03) o livro Cientistas Brasileiros (Sapoti Projetos Culturais, 2023), que traz um panorama dos trabalhos desenvolvidos por cinco cientistas atuais e seis do passado. Destinada a crianças e adolescentes, a obra foi organizada pela escritora de livros infantis Daniela Chindler, com ilustrações do designer Camilo Martins e apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Os cientistas contemporâneos retratados no livro são Lygia Pereira, coordenadora do projeto DNA do Brasil, que estuda a composição genética da população brasileira; Carlos Nobre, que mostra a importância do conhecimento sobre a Amazônia e a relação da região com o planeta; Suzana Herculano-Houzel, que descobriu como contar os neurônios dos cérebros humanos e de outros animais; Alan Alves Brito, que pesquisa o ensino de física e astronomia pela perspectiva afro-indígena; e Duília Fernandes de Mello, astrônoma que colabora com equipes da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) desde 1997.

Os cientistas do passado, escolhidos para mostrar a importância que a ciência teve no Brasil e no mundo, principalmente nas descobertas e no enfrentamento de diferentes doenças, foram Carlos Chagas, Vital Brasil, Oswaldo Cruz, Adolpho Lutz e Berta Lutz, além do Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, inventor do primeiro balão ou aeróstato.

Os alunos da rede de escolas públicas do município do Rio de Janeiro receberão 60% (1.200 unidades) da tiragem total de 2.000 exemplares.

O livro já está disponível na plataforma Issuu. Ele ficará com acesso livre por três meses. A versão impressa poderá ser adquirida por R$ 35,00. A primeira etapa de distribuição é para a rede escolar.