Livro com apoio da FAPESP recebe prêmio da Anpur | AGÊNCIA FAPESP

Livro com apoio da FAPESP recebe prêmio da Anpur Planejamento Regional no Estado de São Paulo: Polos, Eixos e a Região dos Vetores Produtivos, de Jeferson Tavares, foi vencedor do 4º Prêmio Ana Clara Torres Ribeiro (imagem: divulgação)

Livro com apoio da FAPESP recebe prêmio da Anpur

25 de abril de 2019

Agência FAPESP – A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (Anpur) premiou o livro Planejamento Regional no Estado de São Paulo: Polos, Eixos e a Região dos Vetores Produtivos (Annablume, 2018), de autoria do professor Jeferson Tavares, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, da Universidade de São Paulo (IAU-USP).

A obra, baseada na tese de doutorado de Tavares, foi publicada com apoio da FAPESP. Discute o desvendamento das ideias, planos, projetos e obras que determinaram a atual lógica do território paulista. São analisadas as ações planejadoras e o processo de urbanização do Estado de São Paulo entre as décadas de 1910 e 1980.

Resultado de oito anos de pesquisa junto ao IAU-USP, a obra partiu dos atuais conflitos do processo de urbanização brasileira para compreender como e por que o Estado e a iniciativa privada constituem espaços de permanências de investimentos nos âmbitos local, metropolitano, regional e nacional.

Os estudos apresentados no livro mostram a estruturação territorial paulista pelos eixos rodoviários e pelos polos urbanos e como ambos colaboraram na formação da “Região dos Vetores Produtivos”, privilegiada pelas decisões locacionais e organizada pela lógica da atividade industrial.

O livro do professor do IAU foi vencedor do 4º Prêmio Ana Clara Torres Ribeiro, da Anpur, na modalidade livros.

A Anpur é uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, que congrega programas universitários de pós-graduação e entidades brasileiras que desenvolvem atividades de ensino e/ou pesquisa no campo dos estudos urbanos e regionais e do planejamento urbano e regional.

Mais informações: https://bit.ly/2Dr30A0.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados