Livro apresenta abordagens emergentes de pesquisa em engenharia de materiais | AGÊNCIA FAPESP

Livro apresenta abordagens emergentes de pesquisa em engenharia de materiais Obra discute soluções para problemas em energia, alimentos, assistência médica, produtos farmacêuticos e ambiente; lista de autores inclui membros do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais apoiados pela FAPESP (foto: Enio Longo / CDMF)

Livro apresenta abordagens emergentes de pesquisa em engenharia de materiais

20 de fevereiro de 2020

Agência FAPESP* – A combinação de métodos experimentais e computacionais como uma estratégia promissora para pesquisas na área de engenharia de materiais é tema do livro Emerging Research in Science and Engineering Based on Advanced Experimental and Computational Strategies, lançado recentemente pela Editora Springer.

A obra, de 542 páginas, discute soluções para problemas relacionados a energia, alimentos, assistência médica, produtos farmacêuticos e meio ambiente. Além disso, fornece novas ideias sobre compostos em nível atômico.

Entre os autores estão pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

O capítulo “Magnetic Properties of Conducting Polymers”, por exemplo, é assinado por Adilson Jesus Aparecido de Oliveira, professor do Departamento de Física da UFSCar e coordenador de Difusão do CDMF, e Ernesto Chaves Pereira, professor do Departamento de Química da UFSCar e coordenador de Inovação do Centro, além de Alessandra Alves Correa, pesquisadora da UFSCar.

Elson Longo, diretor do CDMF, é um dos autores dos capítulos “Photocatalytic and Photoluminescent Properties of TiO2 Nanocrystals Obtained by the Microwave Solvothermal Method” e “High Coverage of H2, CH4, NH3 and H2O on (110) SnO2 Nanotubes”.

O livro está disponível nas versões digital (R$ 743,74) e impressa (R$ 1.032,50). Ambas podem ser adquiridas pelo site da editora.

* Com informações da Assessoria de Comunicação do CDMF.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados