Obra organizada pela professora da UFSCar Mirela de Oliveira Figueiredo explora possíveis áreas de intervenção com foco em bebês e crianças (imagem: reprodução)
Obra organizada pela professora da UFSCar Mirela de Oliveira Figueiredo explora possíveis áreas de intervenção com foco em bebês e crianças
Obra organizada pela professora da UFSCar Mirela de Oliveira Figueiredo explora possíveis áreas de intervenção com foco em bebês e crianças
Obra organizada pela professora da UFSCar Mirela de Oliveira Figueiredo explora possíveis áreas de intervenção com foco em bebês e crianças (imagem: reprodução)
Agência FAPESP* – A atuação da terapia ocupacional (TO) no contexto da infância é tema de um livro organizado por Mirela de Oliveira Figueiredo, docente no Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
A obra, intitulada Terapia Ocupacional no ciclo de vida da infância - histórico, proposições atuais e perspectivas futuras (Editora Memnon, 2022), começou a ser elaborada durante um estágio de pesquisa no exterior realizado com apoio da FAPESP. A produção teve início em 2020, no âmbito dos 50 anos da UFSCar. Na época, a graduação em terapia ocupacional comemorava seus 42 anos na universidade.
“O livro retrata parte da história e do presente do curso e do DTO, que possui um grupo de docentes com ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na terapia ocupacional junto a bebês e/ou crianças em seus diferentes contextos de vida [família, escola, comunidade] e nas possíveis áreas de intervenção terapêutica ocupacional e de reabilitação, a saber física, mental, cognitiva, sensorial e social”, descreve Figueiredo.
O livro tem 17 capítulos, elaborados por 41 autores, entre discentes e ex-alunos de graduação e pós-graduação em TO da UFSCar e docentes atuais e professores aposentados do DTO. Cada capítulo apresenta um histórico vinculado ao tema tratado, traçando uma trajetória da ação da terapia ocupacional enquanto campo profissional e do saber, dirigido a uma população específica e sua respectiva demanda.
“Cada capítulo explana também as proposições atuais, seja sobre uma determinada prática da terapia ocupacional com a população-alvo do texto em questão ou sobre achados de investigação sobre essa população e seu potencial para futuras práticas e pesquisas na área”, explica a organizadora.
O livro Terapia Ocupacional no ciclo de vida da infância - histórico, proposições atuais e perspectivas futuras tem 256 páginas e pode ser comprado no site da Editora Memnon.
* Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.
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