Obra organizada pela professora da UFSCar Mirela de Oliveira Figueiredo explora possíveis áreas de intervenção com foco em bebês e crianças (imagem: reprodução)

Livro aborda as perspectivas da terapia ocupacional no ciclo da infância
12 de setembro de 2022

Obra organizada pela professora da UFSCar Mirela de Oliveira Figueiredo explora possíveis áreas de intervenção com foco em bebês e crianças

Livro aborda as perspectivas da terapia ocupacional no ciclo da infância

Obra organizada pela professora da UFSCar Mirela de Oliveira Figueiredo explora possíveis áreas de intervenção com foco em bebês e crianças

12 de setembro de 2022

Obra organizada pela professora da UFSCar Mirela de Oliveira Figueiredo explora possíveis áreas de intervenção com foco em bebês e crianças (imagem: reprodução)

 

Agência FAPESP* – A atuação da terapia ocupacional (TO) no contexto da infância é tema de um livro organizado por Mirela de Oliveira Figueiredo, docente no Departamento de Terapia Ocupacional (DTO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

A obra, intitulada Terapia Ocupacional no ciclo de vida da infância - histórico, proposições atuais e perspectivas futuras (Editora Memnon, 2022), começou a ser elaborada durante um estágio de pesquisa no exterior realizado com apoio da FAPESP. A produção teve início em 2020, no âmbito dos 50 anos da UFSCar. Na época, a graduação em terapia ocupacional comemorava seus 42 anos na universidade.

“O livro retrata parte da história e do presente do curso e do DTO, que possui um grupo de docentes com ações de ensino, pesquisa e extensão com foco na terapia ocupacional junto a bebês e/ou crianças em seus diferentes contextos de vida [família, escola, comunidade] e nas possíveis áreas de intervenção terapêutica ocupacional e de reabilitação, a saber física, mental, cognitiva, sensorial e social”, descreve Figueiredo.

O livro tem 17 capítulos, elaborados por 41 autores, entre discentes e ex-alunos de graduação e pós-graduação em TO da UFSCar e docentes atuais e professores aposentados do DTO. Cada capítulo apresenta um histórico vinculado ao tema tratado, traçando uma trajetória da ação da terapia ocupacional enquanto campo profissional e do saber, dirigido a uma população específica e sua respectiva demanda.

“Cada capítulo explana também as proposições atuais, seja sobre uma determinada prática da terapia ocupacional com a população-alvo do texto em questão ou sobre achados de investigação sobre essa população e seu potencial para futuras práticas e pesquisas na área”, explica a organizadora.

O livro Terapia Ocupacional no ciclo de vida da infância - histórico, proposições atuais e perspectivas futuras tem 256 páginas e pode ser comprado no site da Editora Memnon.

* Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.
 

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