Dicionário pretende estimular reflexão sobre o uso da língua

Linguagem real
05 de abril de 2005

Unesp lança dicionário sobre português contemporâneo. Obra de 1.470 páginas, além de cumprir sua função primordial, pretende servir também como uma ferramenta de auxílio na elaboração de textos

Linguagem real

Unesp lança dicionário sobre português contemporâneo. Obra de 1.470 páginas, além de cumprir sua função primordial, pretende servir também como uma ferramenta de auxílio na elaboração de textos

05 de abril de 2005

Dicionário pretende estimular reflexão sobre o uso da língua

 

Agência FAPESP - Ao selecionar os 58.223 termos de entrada, Francisco Borba, organizador do Dicionário Unesp de Português Contemporâneo, tinha em mente a intenção de montar uma obra que fosse além do simples objetivo de um dicionário. A publicação pretende ser aos usuários médios da língua uma ferramenta que também pode auxiliar na elaboração de textos.

Para chegar às palavras escolhidas, em cada uma das letras do alfabeto, os responsáveis pelo livro editado pela Editora Unesp analisaram um universo de 90 milhões de itens lexicais, retirados do banco de dados do Laboratório de Lexicografia da Faculdade de Ciências e Letras de Araquara. Borba é professor titular aposentado de Lingüística Geral da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Além das formas livres e simples como "zebra", a obra contém expressões como "pernas pro ar", "matar dois coelhos com uma só cajadada" e assim por diante. Segundo o autor, a base utilizada é a linguagem real, em circulação, formatada com base naquilo que o usuário realmente vai utilizar.

Para cumprir sua meta de servir como um ponto de apoio para que os estudantes possam escrever de forma mais criativa, o dicionário, além de indicar os conceitos e significados da palavra, também contextualiza a maior parte das entradas. Dessa forma, acreditam os responsáveis pela publicação, alunos do ensino médio e superior vão poder refletir mais sobre o uso da língua.

"Esse político é conhecido pelas suas cabriolagens." Essa é a contextualização utilizada pelo autor para explicar o significado da palavra cabriolagem, substantivo feminino que significa mudança de direção, modo de agir ou pensar ou ainda reviravolta. "O partido quer cacifar o deputado para ser o presidente da Câmara." O verbo dessa frase poderia ser trocado, por exemplo, por habilitar. Além dessas contextualizações, o dicionário também está repleto de explicações etimológicas.

O site da Editora Unesp, onde o dicionário pode ser comprado, é www.editoraunesp.com.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.