Missa de Sétimo Dia em memória de Francisco Romeu Landi, diretor presidente do CTA da FAPESP, será celebrada na quarta-feira, às 19h, em São Paulo

Lembranças de um grande amigo
28 de abril de 2004

Missa de Sétimo Dia em memória de Francisco Romeu Landi, diretor presidente do CTA da FAPESP, será celebrada na quarta-feira, às 19h, em São Paulo. Personalidades da ciência brasileira e latino-americana enviam mensagens de pesar pelo falecimento

Lembranças de um grande amigo

Missa de Sétimo Dia em memória de Francisco Romeu Landi, diretor presidente do CTA da FAPESP, será celebrada na quarta-feira, às 19h, em São Paulo. Personalidades da ciência brasileira e latino-americana enviam mensagens de pesar pelo falecimento

28 de abril de 2004

Missa de Sétimo Dia em memória de Francisco Romeu Landi, diretor presidente do CTA da FAPESP, será celebrada na quarta-feira, às 19h, em São Paulo

 

Agência FAPESP - A Missa de Sétimo Dia em memória do professor Francisco Romeu Landi será celebrada nesta quarta-feira (28/4), às 19h, na Paróquia Nossa Senhora dos Pobres, que fica na av. Vital Brasil nº 1185, no bairro do Butantã, em São Paulo.

O diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da FAPESP morreu na última quinta-feira (22/4), vítima de infarto, aos 71 anos. Também era presidente do Fórum Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa.

Além da FAPESP, Landi teve uma história muito ligada à Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual se formou e da qual foi professor titular e diretor. Ocupou cargos de comando em diversas outras instituições, tendo sido, por exemplo, presidente do Conselho do Instituto de Eletrotécnica e Energia, vice-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo e membro do conselho de administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

A morte do diretor presidente do CTA foi sentida com grande pesar por todos os funcionários da FAPESP, instituição à qual estava ligado desde 1992, tendo sido integrante e, posteriormente, presidente do Conselho Superior.

O enterro de Landi foi acompanhado por cerca de 150 pessoas, entre parentes, amigos e colegas que puderam dividir com o professor algum período de suas vidas profissionais.

Dezenas de importantes nomes do setor de ciência e tecnologia do país enviaram mensagens de condolências à FAPESP em decorrência do falecimento.

A seguir, algumas das mensagens:

"Profundamente sensibilizado, apresento minhas condolências pela perda irreparável deste grande homem público, Francisco Romeu Landi. Abraço fraterno. Cordiais saudações." – Eduardo Campos, ministro de Estado da Ciência e Tecnologia

"Neste momento de intensa dor e perda, quero estender, em meu nome e em nome do Instituto de Estudos Avançados da USP, os mais profundos pêsames aos colegas do querido professor Francisco Landi, que tanto contribuiu para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia no Brasil." – João Steiner, diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP.

"O professor Francisco Romeu Landi, um baluarte do saber e da ética, deixa todos nós e o Brasil mais pobres. Tive a honra de com ele aprender, de com ele compartilhar idéias e iniciativas e de contar com sua generosa amizade. A tristeza que sinto só é diminuída pela certeza do seu lugar junto a Deus." – Reinaldo Dias Ferraz de Souza, coordenador geral de política tecnológica industrial da Secretaria de Política de Informática e Tecnologia, do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Profundamente consternado, envio a toda a comunidade da FAPESP minhas sinceras condolências pelo falecimento do estimado professor Francisco Landi. Lamento não ter podido estar presente neste momento difícil para prestar minha última homenagem a esse querido amigo e brilhante acadêmico, pois me encontro ausente do país." – Jacques Marcovitch, professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP e reitor da universidade de 1997 a 2001.

"Enlutada a SBPC solidariza-se com a família, amigos e admiradores do professor Francisco Romeu Landi, um dos grandes batalhadores de nossa luta pelo desenvolvimento da ciência em nosso país." – Ennio Candotti, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

"A educação brasileira perde um grande pensador mas, felizmente, o trabalho do professor Francisco Romeu Landi já ficou registrado na história e deve ser referência para o presente e para vindouras gerações." – Davi Ferreira Barros, diretor geral do Instituto Metodista de Ensino Superior e reitor da Universidade Metodista de São Paulo.

"Su vida profesional y académica son un ejemplo a seguir por las nuevas generaciones de ingenieros que él contribuyó a formar como docente y desde diversas funciones en la Escuela Politécnica de la Universidad de Sao Paulo, el Instituto de Pesquisas Tecnológicas y en la FAPESP. Su desaparición anticipada nos llena de congoja y nos priva de la colaboración de un brillante ingeniero" – Miguel Ángel Yadarola, presidente da Academia Panamericana de Engenharia.

"Temos a nítida sensação de uma grande perda, não só de um grande brasileiro, um engenheiro emérito, um grande defensor das causas nacionais e e do avanço da ciência e tecnologia, mas, principalmente, de um grande amigo a quem aprendemos a admirar e a respeitar." – Jorge Bounassar Filho, presidente da Fundação Araucária.

"Para sempre reteremos, com saudade, a memória do professor Landi como uma figura ímpar do universo da ciência e tecnologia e como uma pessoa notável por seu conhecimento, dedicação e, sobretudo por sua grandeza d’alma" – Roberto Jaguaribe, José Rincon e Manuel Lousada, Secretaria de Tecnologia Industrial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

"A morte de Francisco Romeu Landi deixa enlutada a comunidade científica brasileira. Sua vida foi pautada pela devoção à profissão, à academia e ao desenvolvimento da ciência brasileira. Perdemos todos: o Brasil, a família, os amigos e a ciência" – José Geraldo de Freitas Drumond, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

"Vim a conhecer o professor Landi somente na semana passada, no Chile, onde ele representou a FAPESP na inauguração do telescópio Soar. Nos poucos dias de minha convivência com ele, cheguei a perceber ser o professor uma pessoa extremamente aberta, amigável e simpática. A FAPESP, como instituição, perdeu um grande líder. Em nome do LNA, agradeço o professor Landi pelo seu constante apoio ao Projeto Soar, beneficiando em muito a comunidade astronômica brasileira. Vamos sempre nos lembrar disso." –Albert Bruch, diretor do Laboratório Nacional de Astrofísica.



  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.