Lançamento do Pólo de Biocombustíveis em Piracicaba
15 de janeiro de 2004

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" será a sede do novo centro de pesquisa, que pretende se tornar uma referência internacional na produção de energia renovável proveniente do etanol e também do biodiesel

Lançamento do Pólo de Biocombustíveis em Piracicaba

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" será a sede do novo centro de pesquisa, que pretende se tornar uma referência internacional na produção de energia renovável proveniente do etanol e também do biodiesel

15 de janeiro de 2004

 

Agência FAPESP - O lançamento do Pólo Nacional de Biocombustíveis será realizado nesta sexta-feira (16/1), no Salão Nobre da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), em Piracicaba (SP). Devem comparecer ao evento o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador Geraldo Alckmin e o ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.

Segundo o diretor da Esalq, José Roberto Parra, em entrevista publicada no próprio site da instituição, o novo pólo terá o objetivo "de manter e ampliar a capacidade competitiva do Brasil na produção de energia renovável". Para atingir essas metas serão feitos investimentos no desenvolvimento de pesquisas obtidas com a cana-de-açúcar e derivados, além de outros insumos como madeira, girassol, milho, amendoim e soja.

Com a intenção de se tornar um centro de referência internacional, o pólo vai também centralizar todas as ações da utilização de biocombustíveis, tanto com o etanol como com o biodiesel. O programa terá a participação de ministérios, secretarias estaduais, universidades e outras instituições públicas e privadas.

"Com certeza haverá uma participação das indústrias que fazem parte da cadeia produtiva do agronegócio nos projetos do pólo", informa Parra. O espaço, segundo o diretor da Esalq, também estará aberto para os produtores e distribuidores de veículos e de combústiveis instalados no Brasil.

A idéia que será lançada nesta sexta em Piracicaba surgiu em outubro do ano passado, quando o ministro da Agricultura visitou a Esalq durante as comemorações da Semana Luiz de Queiroz. Após o lançamento do centro será formada uma comissão para direcionar as ações do pólo. Ela será composta por profissionais da Esalq e por pessoas dos setores público e privado.

O financiamento do novo centro será feito em parte pelo Governo Federal. O setor privado também deve aportar recursos no projeto. Mesmo antes das instalações físicas estarem prontas dentro do Campus da Esalq, algumas ações já poderão ser tomadas. "A intenção é que ele seja instalado na Fazenda Experimental Areão. Para que haja uma identidade própria, o pólo tem que ter uma estrutura física. Antes disso, muita coisa pode ser iniciada imediatamente", disse Parra.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.