Jovens talentos
27 de setembro de 2007

CNPq anuncia vencedores da quinta edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. Foram avaliados 142 trabalhos de 107 instituições

Jovens talentos

CNPq anuncia vencedores da quinta edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. Foram avaliados 142 trabalhos de 107 instituições

27 de setembro de 2007

 

Agência FAPESP – Foram anunciados os vencedores do 5º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Cientifica. Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), o prêmio é um reconhecimento aos trabalhos de destaque entre os bolsistas de iniciação científica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) que contribuíram de forma relevante para o alcance das metas do programa.

Segundo o CNPq, foram avaliados 142 trabalhos de 107 instituições, das quais 47% são universidades públicas, 31% universidades privadas e 22% institutos de pesquisa.

Os bolsistas vencedores receberão uma quantia, em dinheiro, equivalente a 12 meses de bolsas de iniciação científica, uma bolsa de mestrado para estudantes que estejam em final de curso e passagem e hospedagem para permitir a participação dos agraciados na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2008. Os orientadores receberão um diploma, e a instituição, um troféu.

Em Ciências da Vida, o trabalho escolhido foi o da bolsista Carolina Lavini Ramos, da Universidade de São Paulo (USP). Intitulado "Estudo da atividade imunomoduladora das células-tronco mesenquimais humanas", teve a orientação do professor Jorge Kalil. A comissão destacou que o trabalho contribui para o desenvolvimento de uma alternativa terapêutica de doenças humanas.

A comissão concedeu, também, duas menções honrosas: uma para Gabrielle Ribeiro de Andrade, do Instituto Butantan/Centro Universitário São Camilo, e a outra para Ana Angélica Santana Souza, da Universidade Federal de Sergipe.

Em Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes foi escolhido o bolsista Tiago Bonato, da Universidade Federal do Paraná, com o trabalho "O habitante do sertão sob o olhar iluminista: uma expedição científica setecentista pela América Portuguesa", sob a orientação do professor José Roberto Braga Portela. "O trabalho revela um pesquisador iniciante de vôo próprio", observaram os membros da comissão.

Lídia Rafaela Nascimento dos Santos, da Universidade Federal de Pernambuco, e Leandro Elias Canaan Mageste, da Universidade Federal de Juiz de Fora, receberão menção honrosa.

A bolsista Elaine Inácio Pereira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi a escolhida na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, com o trabalho intitulado "Produção de carvão ativado com elevada área superficial: remoção de poluentes de efluentes aquosos", orientado pelo professor Luiz Carlos Alves de Oliveira.

A decisão, segundo a comissão julgadora, foi devida à relevância do tema e por resultados como a participação em congressos, o depósito de uma patente e a publicação de um trabalho.

As menções honrosas foram concedidas para Rodrigo Henriques Lopes da Silva, da Universidade Federal de Uberlândia, e para Fellipe Grillo Peternella, da Universidade Estadual de Campinas.

Na categoria Mérito Institucional, a UFLA receberá o prêmio por ter sido a instituição participante do Pibic com maior índice de egressos titulados na pós-graduação. Serão premiados, também, os orientadores dos trabalhos escolhidos.

O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica foi criado pelo CNPq em 2003 e conta com a parceria do British Council. Este ano, o agraciado na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias ganhará, também, uma viagem ao Reino Unido, patrocinada pelo British Council, para visitar centros de excelência. Desde o ano passado, essa premiação é concedida a uma das categorias, em sistema de rodízio.

Mais informações: www.cnpq.br


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.