Jovens pesquisadores em destaque
10 de novembro de 2003

Luciane Botelho (Unifesp), Oscar Dall’Igna (UFRGS) e Crícia de Carvalho Rodegheri (UFF) são os vencedores do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, do CNPq

Jovens pesquisadores em destaque

Luciane Botelho (Unifesp), Oscar Dall’Igna (UFRGS) e Crícia de Carvalho Rodegheri (UFF) são os vencedores do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, do CNPq

10 de novembro de 2003

 

Agência FAPESP - O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) anunciou, na segunda-feira (10/11), os vencedores do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica. A entrega dos prêmios está prevista para o dia 24.

Segundo informações do CNPq, foram escolhidos os melhores trabalhos desenvolvidos por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica (PIBIC) em três áreas: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

O trabalho Um Direito conquistado: os serviços de atendimentos às mulheres vítimas de violência sexual, deu a Luciane Francisca Fernandes Botelho, da Universidade Federal de São Paulo, o prêmio da categoria de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Luciane foi elogiada pela Comissão Julgadora "pela qualidade do relatório, pela natureza interdisciplinar do projeto e a relevância das questões focalizadas".

O projeto Novas Abordagens Terapêuticas e Etiológicas para Doença de Alzheimer e Esquizofrenia: Estudo em Modelos Experimentais valeu ao bolsista Oscar Phelippe Pernigotti Dall’Igna, graduando em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o prêmio na categoria Ciências da Vida.

Na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, a ganhadora foi Crícia de Carvalho Rodegheri, estudante de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), com o trabalho Sistemas de Pré-ionização de Lasers Gasosos Pulsados por Intermédio do Uso da Radiação Ionizante.

O Mérito Institucional ficou com a Universidade Estadual Norte Fluminense (UENF), "pelo número de egressos da iniciação científica que concluíram o mestrado e/ou doutorado em relação à cota concedida pelo CNPq".

O Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica é atribuído anualmente e os participantes são inscritos pelas instituições, por meio de uma Comissão de Seleção que escolhe e encaminha ao CNPq um candidato para cada área. A escolha dos premiados é feita por três Comissões Julgadoras – uma para cada grande área – escolhidas especialmente para este fim, composta por três membros cada uma, sendo um representante do CNPq e dois oriundos da comunidade científica e tecnológica.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.