Jorge Kalil na presidência da IUIS
14 de setembro de 2010

International Union of Immunological Societes terá brasileiro como presidente no triênio 2013-2016. Até lá, Kalil será o vice-presidente da entidade

Jorge Kalil na presidência da IUIS

International Union of Immunological Societes terá brasileiro como presidente no triênio 2013-2016. Até lá, Kalil será o vice-presidente da entidade

14 de setembro de 2010

 

Agência FAPESP – O professor Jorge Elias Kalil Filho, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), foi eleito para a presidência da International Union of Immunological Societes (IUIS) , que congrega 65 sociedades nacionais e cinco federações continentais de imunologia.

O regimento da entidade determina que o presidente deve assumir inicialmente a vice-presidência durante três anos para depois tomar posse como presidente. Isso significa que Kalil ficará como vice-presidente da IUIS até 2013, quando assumirá a presidência para um mandato até 2016.

A presidência da IUIS já foi ocupada por dois prêmios Nobel e o atual presidente, Stefan H.E. Kaufmann, é diretor do Instituto Max Planck, na Alemanha.

“A eleição de um brasileiro será importante para dar visibilidade à ciência do país no cenário mundial, especialmente na área de imunologia”, disse Kalil.

Em sua gestão, o professor pretende aumentar a participação de pesquisadores brasileiros nas atividades internacionais promovidas pela IUIS, entre elas a edição de um periódico científico que a entidade pretende lançar no próximo ano.

Kalil é professor titular de Imunologia Clínica e Alergia do Departamento de Clínica Médica da FMUSP e diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (Incor-USP). Coordena o Instituto de Investigação em Imunologia, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) que recebem apoio da FAPESP e do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.