Trabalho de mestrado desenvolvido no CDMF criou um jogo de tabuleiro com 200 questões que envolvem o conteúdo de química para alunos do ensino médio
Trabalho de mestrado desenvolvido no CDMF criou um jogo de tabuleiro com 200 questões que envolvem o conteúdo de química para alunos do ensino médio
Trabalho de mestrado desenvolvido no CDMF criou um jogo de tabuleiro com 200 questões que envolvem o conteúdo de química para alunos do ensino médio
Trabalho de mestrado desenvolvido no CDMF criou um jogo de tabuleiro com 200 questões que envolvem o conteúdo de química para alunos do ensino médio
Agência FAPESP – Um trabalho de mestrado realizado no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, desenvolveu um jogo educativo que pode ser usado como ferramenta de apoio ao professor em sala de aula. A iniciativa facilita a fixação do conteúdo de química previsto no currículo escolar do ensino médio.
O mestrado, intitulado “Aplicação do Jogo Ludo Atomística no Ensino de Química”, produziu o game Ludo Atomística, no âmbito do projeto de extensão universitária Ludo Educativo.
O projeto teve início em 2013, por iniciativa de Marcelo Fernandes, aluno do mestrado profissional da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na área de educação no ensino de química.
O game é constituído por 200 questões de múltipla escolha, acessadas aleatoriamente durante as jogadas, sobre modelos atômicos, conceito de elementos químicos, distribuição eletrônica e íons, sendo cerca de 50 questões sobre cada tema.
Para analisar o andamento dos alunos, o professor responsável pela aplicação do jogo conta com uma área exclusiva no Portal Ludo Educativo, podendo ter acesso aos rankings das turmas e também ao desempenho individual de cada estudante.
O jogo foi desenvolvido com a tecnologia HTML 5 e não exige a instalação de programas no computador. Pode ser acessado pelo endereço: www.ludoeducativo.com.br/atomistica.
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