Voltado para dispositivos móveis e computadores, game Comilo-Saurus explora tipos de nutrientes e diferentes dietas dos animais (reprodução)
Voltado para dispositivos móveis e computadores, game explora tipos de nutrientes e diferentes dietas dos animais
Voltado para dispositivos móveis e computadores, game explora tipos de nutrientes e diferentes dietas dos animais
Voltado para dispositivos móveis e computadores, game Comilo-Saurus explora tipos de nutrientes e diferentes dietas dos animais (reprodução)
Agência FAPESP – Com o objetivo de transmitir noções sobre alimentação balanceada e ao mesmo tempo explorar as diferentes dietas que existem entre os animais, uma equipe formada por desenvolvedores de games e pesquisadores lançou em janeiro o jogo on-line Comilo-Saurus, também disponível para download no Google Play e em breve na Apple Store.
A iniciativa é do grupo Ludo Educativo, sediado na empresa Aptor Games, em São Carlos, e resulta da parceria entre o Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela FAPESP, e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN/CNPq), com participação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).
No game, bebês dinossauros viajam no tempo e chegam ao laboratório de uma cientista. Enquanto ela calibra a máquina que os mandará de volta ao passado, o jogador precisa manter os bebês bem alimentados, com uma quantidade adequada e equilibrada de carboidratos, proteínas, vitaminas e gorduras – caso contrário, o lugar pode ser devorado pelos filhotes.
“Conforme o jogador passa de fase, os dinossauros vão crescendo e optam por uma dieta onívora, carnívora, vegetariana ou vegana. É preciso, portanto, ficar atento às características de cada um desses tipos de alimentação para seguir fazendo pontos e avançando”, explicou Alexandre Rosenfeld, coordenador do grupo que desenvolveu o jogo, à Agência FAPESP.
No menu principal, é possível acompanhar o crescimento e as preferências alimentares dos dinossauros. “Além de entender cada dieta, as crianças podem aprender sobre os nutrientes que cada alimento possui. Ou seja, um vegetariano que não ingere proteína da carne pode encontrá-la no ovo e no leite, por exemplo”, disse Rosenfeld.
A criação do roteiro das 36 fases do game incluiu a busca por referências na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e outras instituições voltadas aos temas de nutrição e saúde.
O grupo Ludo Educativo também é responsável por outros jogos, como Coma Bem 2, sobre a importância de manter uma alimentação saudável, e Contra a Dengue 2, cujo objetivo é combater focos e mosquitos transmissores da doença.
O Comilo-Saurus pode ser acessado em http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/comilo-saurus.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.