ANBio lança jogo para transmitir a alunos pré-vestibular conceitos sobre a segurança de alimentos
Associação Nacional de Biossegurança lança A cidade da ciência, cd-rom multimídia para transmitir a alunos pré-vestibular conceitos sobre a segurança de alimentos
Associação Nacional de Biossegurança lança A cidade da ciência, cd-rom multimídia para transmitir a alunos pré-vestibular conceitos sobre a segurança de alimentos
ANBio lança jogo para transmitir a alunos pré-vestibular conceitos sobre a segurança de alimentos
Agência FAPESP - Um jogo de perguntas e respostas para computador sobre assuntos ligados à biossegurança dos alimentos. O cd-rom A cidade da ciência, lançado pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), apresenta perguntas sobre o tema com três alternativas de resposta para cada questão.
O objetivo do produto, segundo a associação, é contribuir para o ensino e o desenvolvimento da biossegurança no Brasil, fortalecendo os empreendimentos no campo da biotecnologia.
Destinado a jovens e adultos, à medida que o jogador acerta as perguntas soma pontos que permitem a construção de uma cidade. Pelas regras, o jogador é eleito prefeito da Cidade da Ciência e o Governo Federal libera verbas para a prefeitura investir em biossegurança para melhorar a qualidade de vida da população. São criadas equipes de pesquisadores para que, por meio da Biblioteca da ANBio, sejam selecionadas diferentes níveis de questões.
Conforme as perguntas são respondidas, o governo entende que está ocorrendo investimentos na área e, a cada acerto, a prefeitura recebe verbas para serem aplicadas na cidade. Quando todas as perguntas forem respondidas, o jogador poderá ver seu desempenho como prefeito e verificar o quanto a cidade cresceu graças aos investimentos em biossegurança.
"Para construir a cidade com segurança o jogador deve responder questões, por exemplo, relacionadas à Lei de Biossegurança, aos requisitos de funcionamento de um laboratório e até a temas sobre a genética clássica", disse uma das responsáveis pelo conteúdo do jogo, Alda Lerayer, à Agência FAPESP. O cd-rom conta com uma biblioteca virtual que pode ser acessada sempre que o jogador tiver dúvida sobre as questões.
Segundo Alda, que é pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em Campinas, o público alvo do produto são os alunos pré-vestibular. "O jogo se traduz como uma revisão do que foi visto em sala de aula, com questões que vão da composição do DNA a temas sobre clonagem", disse.
A Cidade da Ciência custa R$ 50 e pode ser adquirido pelo site da ANBio, no endereço
www.anbio.org.br/jogo_mult.htm.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.