Bolsistas trabalharão na digitalização de amostras da flora brasileira (imagem: Fundação Flora)

Jardim Botânico do Rio lança edital para bolsas no exterior em taxonomia
14 de julho de 2014

Bolsistas trabalharão na digitalização de amostras da flora brasileira

Jardim Botânico do Rio lança edital para bolsas no exterior em taxonomia

Bolsistas trabalharão na digitalização de amostras da flora brasileira

14 de julho de 2014

Bolsistas trabalharão na digitalização de amostras da flora brasileira (imagem: Fundação Flora)

 

Agência FAPESP – O Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) e a Fundação Flora de Apoio à Botânica lançaram um edital para a concessão de seis bolsas auxílio no exterior em taxonomia.

Os bolsistas atuarão no âmbito do projeto Herbário Virtual Reflora, administrado pelo JBRJ. O herbário está sendo construído de forma que os taxonomistas possam trabalhar de maneira parecida com o que fazem nos acervos físicos, com imagens em alta resolução em uma plataforma on-line para consulta, reidentificação e tipificação das amostras.

As bolsas fazem parte de um acordo de cooperação com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e o Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira (SiBBr).

O herbário virtual conta com imagens do acervo do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e do Royal Botanic Gardens, Kew, no Reino Unido, e do Museu Nacional de História Natural de Paris, na França.

A cooperação prevê a digitalização de espécies da flora brasileira depositadas em herbários nos jardins botânico de Nova York e de Missouri, nos Estados Unidos, e no Museu de História Natural de Viena, na Áustria.

As espécies digitalizadas serão incluídas no Herbário Virtual Reflora e ainda estarão acessíveis por meio do SiBBr, plataforma on-line para integração de dados e acesso a ferramentas de análise e visualização de informações sobre a biodiversidade brasileira.

As seis bolsas são destinadas a taxonomistas com título de mestre ou doutor ou que estejam matriculados em um doutorado no Brasil (em Botânica ou Biologia Vegetal). O bolsista deverá dedicar 25 horas semanais para a atividade, ao longo de seis ou 12 meses. O valor da bolsa é de US$ 1.000 mensais e o auxílio inclui também passagens aéreas, visto, auxílio moradia e seguro-saúde.

As inscrições podem ser feitas até 15 de julho. O edital pode ser lido em http://fundacaoflora.org.br/wp-content/uploads/Chamada-Divulgacao_biologo_integracao-1.pdf

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.