Accademia Nazionale dei Lincei, na Itália, a mais antiga academia científica do mundo, escolhe o matemático brasileiro para receber seu principal prêmio na área. Entrega será no dia 12
Accademia Nazionale dei Lincei, na Itália, a mais antiga academia científica do mundo, escolhe o matemático brasileiro para receber seu principal prêmio na área. Entrega será no dia 12
Segundo o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a cerimônia será realizada na quinta-feira (12/6) no Palazzo Corsini, em Roma.
A Accademia Nazionale dei Lincei, fundada em 1603, é a mais antiga academia científica do mundo e teve como primeiro membro Galileu Galilei. Instituição máxima da cultura italiana, a academia atualmente funciona como conselheira da Presidência da República.
Fazendo jus à sua missão de "promover, coordenar, integrar e difundir o conhecimento científico em sua mais elevada expressão em um cenário de unidade e universalidade da cultura", a Accademia dei Lincei oferece prêmios em diversas áreas. Em ciência, são oferecidos quatro prêmios internacionais, em matemática, física, química e biologia, que constam de um diploma e 25 mil euros cada.
Palis é presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS). Nascido em Uberaba (MG), em 1940, fez graduação em engenharia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado e doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos. Desde 1971 é pesquisador do Impa, instituição vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) que dirigiu de 1993 a 2003.
Especialista em sistemas dinâmicos, é membro de academias de ciências de dez países, entre os quais Estados Unidos e França. Entre outras distinções, recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Científico, na categoria Grã-Cruz, o título de Cavaleiro da Legião de Honra, da França, o Prêmio Trieste de Ciência e o Diploma de Reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq em vários períodos, o último deles encerrado em 2005.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.