Neurocientista reconhecido por pesquisas em biologia da memória será agraciado em cerimônia na Academia Brasileira de Ciências no próximo dia 3 (FCW)

Iván Izquierdo ganha Prêmio Álvaro Alberto
13 de abril de 2011

Neurocientista reconhecido por pesquisas em biologia da memória será agraciado em cerimônia na Academia Brasileira de Ciências no próximo dia 3

Iván Izquierdo ganha Prêmio Álvaro Alberto

Neurocientista reconhecido por pesquisas em biologia da memória será agraciado em cerimônia na Academia Brasileira de Ciências no próximo dia 3

13 de abril de 2011

Neurocientista reconhecido por pesquisas em biologia da memória será agraciado em cerimônia na Academia Brasileira de Ciências no próximo dia 3 (FCW)

 

Agência FAPESP – O médico e neurocientista Iván Antonio Izquierdo foi o cientista escolhido para receber o mais importante prêmio em Ciência e Tecnologia do Brasil, o Almirante Álvaro Alberto 2010.

O professor titular de neurologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul foi escolhido durante a 155ª reunião do Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Na ocasião, também foram definidos os nomes de pesquisadores escolhidos para receber o título de Pesquisador Emérito do CNPq em 2011, honraria concedida a cientistas que prestaram relevantes contribuições ao desenvolvimento científico e tecnológico do país. Os homenageados são o sociólogo Gabriel Cohn, o engenheiro Evandro Mirra de Paula e Silva e o médico Zilton de Araújo Andrade.

Especialista nos mecanismos da memória, Izquierdo concluiu a graduação e doutorado na Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e fez seu pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Foi professor da Universidade de Córdoba, na Argentina, e se mudou para o Brasil em 1973. Na Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo fundou um grupo de pesquisas em neurociência. Desde a década de 1990 reside em Porto Alegre, tendo sido professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Izquierdo é reconhecido como um dos maiores pesquisadores do mundo na área de biologia da memória. Entre suas pesquisas se destacam os trabalhos sobre mecanismos moleculares da formação, evocação, persistência e extinção das memórias, a dependência de estado endógena e a separação funcional entre as memórias de curta e longa duração.

O pesquisador é autor de livros como A arte de esquecer (Vieira & Lent, 2007), em que descreve como a pesquisa científica sobre o funcionamento do cérebro pode ajudar a esclarecer os mistérios da memória e do esquecimento.

Um artigo sobre o assunto, com o mesmo título, foi publicado na revista Estudos Avançados e está disponível para leitura na biblioteca virtual SciELO (FAPESP/Bireme).

A cerimônia de entrega do prêmio será no dia 3 de maio na Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Rio de Janeiro. O Prêmio Almirante Álvaro Alberto reconhece pesquisadores brasileiros pelo trabalho realizado ao longo de sua carreira em prol do progresso da ciência e pela transferência de conhecimento da academia ao setor produtivo.

O estímulo é concedido anualmente, em sistema de rodízio, às grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. Na edição de 2010, a área contemplada foi Ciências da Vida.

Por não aceitar inscrições, a concessão do prêmio é feita por deliberação do conselho do CNPq. O agraciado recebe diploma, medalha e R$ 150 mil.

Mais informações sobre o prêmio: www.cnpq.br/premios/2010/paa/premio.htm
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.