ITA inaugura Incubadora Aeroespacial
29 de novembro de 2004

Espaço de 900 metros quadrados, que poderá abrigar até dez micro ou pequenas empresas, será aberto nesta terça em São José dos Campos (SP)

ITA inaugura Incubadora Aeroespacial

Espaço de 900 metros quadrados, que poderá abrigar até dez micro ou pequenas empresas, será aberto nesta terça em São José dos Campos (SP)

29 de novembro de 2004

 

Agência FAPESP - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Centro Técnico Aeroespacial (CTA) e a Fundação Casimiro Montenegro Filho são as instituições responsáveis pela criação da Incubadora Aeroespacial, a Incubaero. A cerimônia de inauguração será nesta terça (30/11), em São José dos Campos, interior de São Paulo.

O espaço de 900 metros quadrados poderá abrigar até dez projetos ou empresas. Toda a infra-estrutura básica para que o processo de incubação possa dar bons frutos tecnológicos estará disponível. A expectativa dos organizadores da Incubaero é que o edital para os interessados em participar desse projeto seja lançado também nesta terça (30/11). Poderão concorrer a um espaço na incubadora projetos de pesquisa ou micro e pequenas empresas de base tecnológica.

Alguns setores foram definidos como prioritários. Idéias ligadas às áreas de Instrumentação, Nanotecnologia Aeroespacial, Eletrônica, Laser, Materiais Especiais, Mecânica/Mecatrônica, Meio Ambiente e Telecomunicações terão mais vantagens competitivas durante o processo de seleção.

A participação da prefeitura de São José dos Campos no projeto – ao lado do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – garantirá um incentivo, após o término do processo de incubação, para que o empreendimento permaneça na cidade.

Durante o período de incubação deverão ser estabelecidos mecanismos de intercâmbio e apoio técnico entre os profissionais, empresários e especialistas envolvidos com os vários projetos. Haverá ainda a possibilidade de que sejam criadas várias técnicas, dentro das empresas incubadas, para possibilitar o aumento da qualidade, da produtividade e da competitividade do setor aeroespacial.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.