Parceria com a empresa El Paso, o centro que será aberto nesta quarta-feira (29/10) pretende desenvolver tecnologias com foco na preservação do meio ambiente
Parceria com a empresa El Paso, o centro que será aberto nesta quarta-feira (29/10) pretende desenvolver tecnologias com foco na preservação do meio ambiente
Iniciado em maio desse ano, o projeto é resultado da parceria com a multinacional El Paso e teve custo estimado em R$ 365 mil. A atuação conjunta foi possível a partir da recomendação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de que os produtores independentes de energia apliquem 1% de sua receita bruta no fomento à pesquisa científica.
O centro, que funcionará no campus do ITA, em São José dos Campos (SP), sob a coordenação do professor João Roberto Barbosa, pretende atuar na produção de novos conhecimentos na área de turbinas e gás industriais, bem como na utilização deles para a geração de energia, com foco na preservação ambiental.
Outra missão no novo organismo é influenciar na qualidade do ensino de graduação e pós-graduação. O ITA atua na formação de recursos humanos e desenvolvimento de tecnologias para a o setor de turbinas a gás desde a década de 1970, quando iniciou o Projeto Turbinas.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.