Space Camp reúne estudantes de Ensino Médio para palestras e experimentos | AGÊNCIA FAPESP

Estudante e professor preparam lançamento de foguete durante a edição de 2013 do Space Camp, em Taubaté (foto: divulgação)

Space Camp reúne estudantes de Ensino Médio para palestras e experimentos

24 de janeiro de 2014

Agência FAPESP – Cerca de 110 estudantes e professores de Ensino Médio devem se reunir, entre os dias 28 de janeiro e 2 de fevereiro, em um hotel fazenda de Paraibuna, no Estado de São Paulo, para a realização do Space Camp 2014, um evento com palestras, observações astronômicas e experimentos de Física e Química.

Os participantes são de diferentes regiões do Brasil e estão entre os vencedores da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) de 2013. Os alunos com as melhores notas e seus respectivos docentes – inscritos como professores responsáveis – foram convidados a participar do acampamento.

Esta é a terceira edição do evento, que se propõe a unir diversão e ciência, informar os estudantes sobre a organização de projetos e incentivar a cooperação e o trabalho em equipe.

“É importante criar oportunidades para disseminar o conhecimento científico entre os jovens e aproximá-los de pesquisadores e astrônomos”, diz João Batista Garcia Canalle, coordenador da OBA.

Os alunos serão estimulados a construir robôs, foguetes e satélites. Também visitarão o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB) e participarão da Space Party – festa à fantasia em que os trajes devem ter relação com as ciências.

O evento é realizado pela Acrux Aerospace Technologies (empresa criada na Incubadora de Projetos e Empresas Tecnológicas da área Aeroespacial, sediada no Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial –CTA, em São José dos Campos), em parceria com a OBA, que disponibiliza verbas captadas em órgãos como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para iniciativas como o Space Camp e os Encontros Regionais de Ensino de Astronomia (EREAs).

A próxima OBA ocorre no dia 16 de maio e o cadastro de escolas pode ser feito no site www.oba.org.br/site. A previsão é de que 33 mil estudantes (cerca de 4% dos alunos participantes) sejam premiados com medalhas.

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados