Com 47 anos de existência, túnel de cavitação usado para testes navais reinicia operações com aquisição de novos equipamentos (IPT)
Com 47 anos de existência, túnel de cavitação usado para testes navais reinicia operações com aquisição de novos equipamentos
Com 47 anos de existência, túnel de cavitação usado para testes navais reinicia operações com aquisição de novos equipamentos
Com 47 anos de existência, túnel de cavitação usado para testes navais reinicia operações com aquisição de novos equipamentos (IPT)
Agência FAPESP – O túnel de cavitação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), utilizado para testes navais, reiniciou as operações de prestação de serviços para ensaios de hélices em escala reduzida.
O túnel – que completou 47 de existência esse mês – consiste em um circuito fechado de água, fabricado em aço, montado de forma a permitir a instalação de um modelo de propulsor em sua seção de teste. A água em circulação dentro dele permite medir os parâmetros de operação do hélice (empuxo e torque).
Segundo o IPT, para retomar as atividades foram adquiridos novos equipamentos de medição para revitalizar os laboratórios do Centro de Engenharia Naval e Ocêanica (CNaval) do instituto.
A estrutura principal do túnel é a mesma desde 1963, com comprimento de 8 metros e 6 metros de altura. Mas a lista de equipamentos para os testes inclui agora células de carga, manômetros, uma nova bomba de vácuo para controle das condições internas e, principalmente, o sistema de velocimetria por imagem de partículas (PIV, da sigla em inglês), que é uma técnica que utiliza emissões de feixes de laser para a medição de campos de velocidade em escoamentos de forma não-intrusiva.
Paralelamente aos investimentos em nova instrumentação, os propulsores ensaiados no túnel de cavitação passaram a ser fabricados no próprio IPT com o auxílio da máquina de prototipagem rápida.
Moldes serão agora construídos no novo equipamento para a confecção de hélices de metal, um requisito necessário em razão das condições mais rigorosas do túnel de cavitação, acelerando o tempo de construção das peças e tornando viável o estudo de uma gama maior de geometrias dos modelos.
O túnel de cavitação foi inaugurado oficialmente em 12 de dezembro de 1963 pelo então governador de São Paulo, Adhemar Pereira de Barros.
Mais informações: www.ipt.br
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