Renovação da estrutura de medições ampliará capacidade de certificação de materiais de referência para a indústria (foto: IPT)
Renovação da estrutura de medições ampliará capacidade de certificação de materiais de referência para a indústria
Renovação da estrutura de medições ampliará capacidade de certificação de materiais de referência para a indústria
Renovação da estrutura de medições ampliará capacidade de certificação de materiais de referência para a indústria (foto: IPT)
A renovação do LRM permitirá o desenvolvimento de novos materiais de referência certificados e a promoção de novos programas de proficiência interlaboratoriais, que apoiam a garantia de qualidade das medições na indústria siderúrgica, metalúrgica, mineração e petróleo, além de universidades e instituições de pesquisa do Brasil e do exterior.
O laboratório, fundado em 1976, já desenvolveu e disponibilizou mais de 130 tipos de materiais com diversas propriedades certificadas, incluindo ligas metálicas, ligas minerais e produtos de petróleo. Os materiais são utilizados nas calibrações instrumentais e validação de metodologias de análise química e de ensaios físico-químicos.
A modernização da instrumentação foi necessária, pois com a evolução das tecnologias a indústria e a universidade têm necessidade de padrões com mais propriedades certificadas.
A reconstrução do laboratório, a adequação da infraestrutura e a aquisição de um conjunto significativo de padrões importados permitirão ampliar a capacidade de produção, melhorar a rastreabilidade das determinações realizadas no laboratório e proteger melhor os ambientes de análise das contaminações ambientais e cruzadas.
Além dos materiais tradicionais, o IPT está desenvolvendo também certificações de novos materiais, inclusive com alguns elementos químicos em teores traço, novas propriedades físico-químicas e propriedades de produtos de petróleo, visando a suprir as demandas de laboratórios que precisam atender aos requisitos e às legislações mais avançadas.
Mais informações: www.ipt.br
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.