Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada lança publicação quadrimestral para discutir temas sobre economia política
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada lança publicação quadrimestral para discutir temas sobre economia política
Agência FAPESP – O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lançará em São Paulo, nesta quinta-feira (11/3), a revista Tempo do Mundo, publicação quadrimestral da área de economia política.
Entre os temas abordados na primeira edição estão o aumento e a convergência da renda mundial, a resposta da China à crise global, economias em transição e as perspectivas para o Brasil de 2022, ano do bicentenário da Independência.
O exemplar de estreia traz textos assinados pelos economistas Heiner Flassbeck, Massimiliano La Marca, François-Xavier Merrien, Robert Guttmann, Ignacy Sachs, Cai Fang, Du Yang e Wang Meiyan, Emir Sader e Vladimir Popov.
A revista pretende apresentar conteúdos que auxiliem a elaboração de políticas públicas através de comparações com casos internacionais. Sua proposta é abordar o desenvolvimento enfatizando as questões econômicas, sociais e relativas à sustentabilidade.
A fim de manter uma circulação internacional a Tempo do Mundo terá uma versão em inglês. O nome da publicação é uma homenagem ao historiador francês Fernand Braudel, um dos fundadores da Universidade de São Paulo (USP), que cunhou o termo “tempo do mundo”.
O lançamento em São Paulo será às 14h30 no auditório da Caixa Econômica Federal da Praça da Sé 111, 5º andar, no centro da cidade.
O conteúdo da primeira edição está disponível na internet em arquivo formato PDF: http://agencia.ipea.gov.br/images/stories/PDFs/100314_%20tempodomundo1.pdf
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.