Especialistas brasileiros interessados em participar devem enviar manifestação de interesse até sexta-feira (05/12)
Especialistas brasileiros interessados em participar devem enviar manifestação de interesse até sexta-feira (05/12)
Agência FAPESP – Está aberto o prazo para manifestação de interesse de especialistas do Brasil interessados em contribuir com a elaboração do “Relatório Metodológico sobre Tecnologias de Remoção de Dióxido de Carbono, Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono” do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). A previsão é que o documento seja lançado em 2027.
Os especialistas brasileiros devem enviar o formulário do IPCC preenchido, acompanhado de curriculum vitae com no máximo quatro páginas em formato PDF, até sexta-feira (05/12) para o e-mail ipcc.cgcl@mcti.gov.br. Os documentos devem ser preenchidos em inglês.
Somente as candidaturas que observarem as orientações acima serão encaminhadas ao Ministério das Relações Exteriores, ponto focal nacional, para serem submetidas ao IPCC. As indicações são efetuadas somente por pontos focais nacionais de governos e organizações observadoras credenciadas.
O escopo do relatório, que será produzido no âmbito do Sétimo Ciclo de Avaliação (AR7), foi aprovado durante a 63ª Sessão Plenária, realizada em outubro, no Peru.
O relatório metodológico será elaborado sob a coordenação da Força-Tarefa sobre Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do IPCC. O bureau da força-tarefa selecionará autores coordenadores principais, autores principais e editores de revisão a partir da lista de indicações. Os selecionados recebem comunicado diretamente do órgão científico para mudança do clima da Organização das Nações Unidas (ONU).
* Com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.