Cadastro deve ser feito até 30/11 (imagem: Freepik)
Interessados em contribuir devem se cadastrar até domingo (30/11); relatório deve ser lançado em 2027
Interessados em contribuir devem se cadastrar até domingo (30/11); relatório deve ser lançado em 2027
Cadastro deve ser feito até 30/11 (imagem: Freepik)
Agência FAPESP * – O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) busca especialistas técnicos interessados em contribuir com a revisão da primeira versão do relatório especial sobre mudança do clima e cidades.
A primeira versão do documento ficará disponível para comentários até 12 de dezembro de 2025. “Esta é mais uma oportunidade para que especialistas brasileiros no tema de cidades, que abrange muitas áreas, possam colaborar. É importante a participação da comunidade científica, de técnicos governamentais, de especialistas da sociedade civil que conhecem em profundidade os desafios postos pela mudança do clima para as áreas urbanas”, explica Antonio Marcos Mendonça, coordenador de Mudanças Ambientais Globais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
De acordo com o comunicado do IPCC, a revisão do primeiro esboço do relatório é uma das etapas dos diversos processos de revisão previstos durante a fase de elaboração dos relatórios do órgão científico da Organização das Nações Unidas (ONU). As revisões são consideradas críticas porque contribuem para garantir rigor científico, ampla perspectiva e relevância para os desafios urgentes que as áreas e comunidades urbanas enfrentam diante do aquecimento do planeta e da mudança do clima.
O processo de revisão é oportunidade para que todos os países conheçam a primeira versão do documento e exponham diferentes perspectivas e contextos. Todos os comentários enviados por especialistas ou governos serão encaminhados aos autores. Após a publicação do documento final, todos os comentários, respostas e esboços serão publicados.
O Relatório Especial sobre Mudança do Clima e Cidades abordará, entre outros itens, o custo da inação em relação à mudança do clima e o planejamento de realocações forçadas de populações em situações de crise. Esse será o único relatório especial do Sétimo Ciclo de Avaliação (AR7).
Para participar, é preciso fazer cadastro on-line até domingo (30/11) no site do IPCC.
A previsão é que o relatório especial sobre mudança do clima e cidades seja lançado em março de 2027.
* Com informações da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.