Invasão terrestre
05 de agosto de 2003

Programada para descer no Pólo Norte de Marte em 2008, a Missão Fênix, da Nasa, realizará escavações na tentativa de descobrir se o planeta tem, ou algum dia teve, água e vida

Invasão terrestre

Programada para descer no Pólo Norte de Marte em 2008, a Missão Fênix, da Nasa, realizará escavações na tentativa de descobrir se o planeta tem, ou algum dia teve, água e vida

05 de agosto de 2003

 

Cuidado, marcianos, os humanos estão chegando. Em maio de 2008, uma espaçonave terrestre pousará no Pólo Norte de Marte, onde realizará escavações para tentar desvendar a história geológica da água e de circustâncias onde possam existir – ou ter existido – vida.

A Nasa, a agência espacial norte-americana, anunciou, na segunda-feira (4/8), que programou para 2007 o lançamento da Missão Fênix, como parte de seu Programa de Exploração de Marte.

A missão, que leva o nome da mitológica nave que renasce das cinzas, receberá US$ 325 milhões da Nasa. Trata-se de uma parceria entre universidades americanas, centros da Nasa e a indústria aeroespacial. A construção e a operação dos instrumentos científicos serão responsabilidades da Universidade do Arizona. O centro de operações ficará em Tucson, segunda maior cidade do Estado do Arizona.

"É uma missão que tem o potencial científico de mudar a maneira com que encaramos a existência e a origem da vida em outros planetas", disse o líder do projeto, Peter H. Smith, do Laboratório Planetário da Universidade do Arizona. Smith foi o principal investigador da área de imagens da bem-sucedida missão Mars Pathfinder, que produziu cerca de 18 mil fotos de Marte em 1997.

"Ainda que se acredite que as planícies setentrionais estejam atualmente muito frias para permitir a existência de água em sua forma líquida, variações periódicas na órbita marciana permitem o desenvolvimento de climas mais quentes a cada 50 mil anos. Durante esses períodos, o gelo pode derreter, organismos dormentes - caso existam - podem voltar à vida e a evolução pode continuar", disse Smith, em comunicado divulgado pela Nasa. "Nossa missão será verificar se o Pólo Norte é realmente o último habitat viável em Marte."

"A missão Fênix deverá trazer contribuições inéditas para a compreensão da evolução da vida no Universo", disse Michel Drake, diretor do Laboratório Lunar e Planetário da Nasa. "Embora seu objetivo primordial não seja a busca de sinais da existência de vida em Marte, mas sim o estudo da história geológica da água no planeta, ela definitivamente procurará por moléculas orgânicas."

A nave que carregará os instrumentos foi construída e estava programada como parte do Programa da Mars Surveyor, em 2001. O programa foi cancelado depois que outra nave, a Mars Polar Lander, perdeu-se após ter descido no Pólo Sul de Marte, em dezembro de 1999. Batizada recentemente de Fênix, a nave que decolará daqui a quatro anos está armazenada nas instalações da Lockheed Martin, em Denver, Colorado.


  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.