Instituto Todos pela Saúde oferece curso gratuito de análise de dados para vigilância em saúde | AGÊNCIA FAPESP

Instituto Todos pela Saúde oferece curso gratuito de análise de dados para vigilância em saúde Capacitação é direcionada prioritariamente a profissionais vinculados ao SUS, mas também se estende a quem quer trabalhar na área (foto: Pixabay)

Instituto Todos pela Saúde oferece curso gratuito de análise de dados para vigilância em saúde

06 de outubro de 2022

Agência FAPESP – O Instituto Todos pela Saúde (ITpS) lançou o curso Análise de Dados para Vigilância em Saúde com o objetivo de ajudar a melhorar a formação dos profissionais que atuam em emergências sanitárias no Brasil.

A formação em análise de dados dá início aos Cursos Integrados em Vigilância em Saúde do ITpS, compostos por módulos principais e independentes.

Os cursos são direcionados prioritariamente a profissionais de saúde vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS) que desempenham ações na vigilância em saúde, mas também se estendem a quem quer trabalhar na área. Eles foram desenvolvidos na modalidade educação a distância no formato autoinstrucional, que garante a autonomia do estudante ao permitir o estudo a qualquer hora com material autoexplicativo e apresentado em vários formatos.

Os alunos também terão acesso a ferramentas para uso diário em seu trabalho. Haverá avaliações para que o profissional mapeie seu aprendizado e emissão de certificados.

Disponível a partir de 17 de outubro, o curso Análise de Dados para a Vigilância em Saúde é composto por um módulo principal, de 45 horas, e outros seis cursos complementares e opcionais de 10 horas cada um, que serão oferecidos a partir de novembro de 2022.

O objetivo é habilitar profissionais das vigilâncias em saúde nas técnicas mais qualificadas e rápidas de análises de dados para a rotina do serviço da área.

O curso de análise de dados foi desenvolvido por profissionais da área da vigilância da Universidade Federal de Santa Catarina. Os temas serão abordados a partir da reflexão sobre os desafios e necessidades cotidianas da vigilância no SUS. Serão utilizados bancos de dados reais e oferecidos ao estudante códigos para análise de cobertura vacinal e casos de dengue, por exemplo, e explicações sobre gerenciamento para otimizar a atuação na vigilância em saúde.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até 16 de outubro, devendo ser feitas pela página do curso.

Mais informações em https://bit.ly/3SSj7L9.
 

  Republicar
 

Republicar

A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter (quando houver) deve ser atribuído. O uso do botão HMTL abaixo permite o atendimento a essas normas, detalhadas na Política de Republicação Digital FAPESP.


Assuntos mais procurados